quinta-feira, 5 de julho de 2007

O Governo dos Ofendidinhos

«Já estou mesmo a imaginar os meus próximos pesadelos: - «Costuma criticar o ministro da Saúde?» – «Sim, faz parte das minhas obrigações como jornalista.» – «Então, está de castigo!»
Fazem-nos pagar taxas se formos operados, porque não é castigo suficiente estarmos doentes e termos de ir à faca. E não podemos rir? Fecham urgências por falta de clientela onde os privados querem abrir porque – adivinhem lá – têm clientela. E não podemos rir? Anulam direitos de acesso à saúde conquistados há décadas. E não podemos rir?
Eu cá por mim até acho que o médico do Centro de Saúde de Vieira do Minho, que escreveu a nota jocosa sobre Correia de Campos, e a directora que não a foi arrancar a correr (sim, porque mandou retirar, só que não foi tão rápida como o ministro acha que devia ter sido), mereciam um louvor do Estado. Há lá sítio neste País que precise mais de sentido de humor do que um centro de saúde? Bem, as escolas, se calhar... E daí, talvez não. Parece que o Governo ainda não se lembrou de atacar o sentido de humor das crianças. Mas é melhor pararmos por aqui, senão ainda lhes damos ideias.

Primeiro vem o Primeiro-ministro, José Sócrates, pactuar com a suspensão de um professor porque terá insultado o chefe do Executivo. Depois é o ministro da Saúde que decide a destituição da directora de um centro de saúde porque – reparem bem, trata-se de um acto gravíssimo – não mandou retirar, com grande urgência, um papel que era pouco simpático para Correia de Campos. Francamente, já não há pachorra para este Governo de ofendidinhos!
A Ponte 25 de Abril (eu sei, parece que não tem nada a ver, mas já vão ver que tem) foi construída de maneira a oscilar porque se fosse totalmente rígida, quebrava.
O Primeiro-ministro, que ainda por cima faz tanta questão em ser engenheiro, tinha obrigação de saber que o que não é flexível, parte.
.
PS: As minhas desculpas pela ausência tão prolongada deste espaço de crónicas. É que andei um bocado ocupada a retirar das redacções os cartazes com dizeres jocosos sobre o Governo. Mas, espera lá, eles já nos tiraram as Caixa de Jornalistas, já instalaram um clima de terror tal no País todo que qualquer dia não temos fontes para os nossos artigos. O que é que nos podem fazer mais? Se calhar vou estar ausente mais uns tempos – tenho umas coisas para pendurar?»

Isabel Nery, Visão

1 comentário:

Zaratustra disse...

Os Portugueses andam alarmados, sobre um eventual retrocesso nos seus direitos liberdades e garantias. Contudo quero lembrar-lhes que este Executivo é apenas um dos quatro órgão de soberania. E enquanto tivermos uma lei fundamental hiper-rígida, precisamente elaborada para salvaguardar estados autoritários, podemos estar descansados. Porque os Orgãos de soberania: Governo, Assembleia da Républica, Presidente da Republica, e nomeadamente os Tribunais, são INDEPENDENTES.

E porque, convenhamos, o PS tem muito mais do que estes senhores que nos governam. Existem outros, porventura com mais maturidade e mais inteligentes, que ainda têm muito peso.

O que é preciso, é dar uma boa gargalhada. E o que LHES falta é humor. Porque saber rir, em democracia, é o melhor remédio. E é a atitude inteligente.

Melhor que a democracia, ainda está para inventar.