segunda-feira, 30 de julho de 2007

Daqui e dali... Zaratustra

Outro néctar do Douro

Numa altura em que a palavra "Douro", volta a estar na "berra", basta estar atento aos meios de comunicação social para o testemunhar, venho dar mais um contributo ideológico no sentido de realçar os produtos da nossa terra. Não é do vinho que vou falar. É de outro néctar. O azeite.

Confraria Azeite d'Ouro

Proponho a criação da Confraria do Azeite d'Ouro para promover o nosso azeite no mercado, pela afirmação de uma uma qualidade única e específica. Trata-se de uma forma de unir os produtores de azeite no sentido de criar uma identidade comum aos diversos azeites da nossa terra e desenvolver o conhecimento e capacidade de apreciação do azeite.
Uma confraria é composta pouca pessoas. E é importante criar uma "elite" de pessoas - os Confrades - para discutir, estudar e divulgar a qualidade do nosso azeite.
Sugestão: marcar um jantar entre amigos produtores de azeite e cada um deles levar a sua "garrafinha" para dar a apreciar.
A qualidade passa indubitavelmente pela formação e por isso pode a Confraria promover acções de formação sobre o azeite, olivais, etc.
A Confraria cria um grupo de representantes que pode e deve promover e participar em conferências ou seminários no âmbito da discussão do produto.
Não podemos esquecer a divulgação do azeite. Seria interessante integra-lo no Turismo criando a rota do Azeite d'Ouro, com viagens de comboio, e passeios pelos antigos e modernos lagares.
E porque o futuro está nas mãos dos mais novos, temos de promover visitas de estudo a lagares, no sentido de incutir nos mais novos a importância do nosso azeite assim como as sua qualidade ímpar. Mas não nos podemos ficar só pelas crianças. Temos de saber aproveitar os mais crescidos e os conhecimentos de topo. Por isso devem-se estabelecer parcerias com a Universidade de Trás-os-Montes e Instituto Politécnico de Bragança, no sentido de estudar e aprimorar a qualidade do azeite.

Ao pesquisar na rede, encontrei uma confraria de azeite que pode servir de exemplo.
Não será certamente pela quantidade que o Azeite do Douro se pode afirmar no mercado. Basta viajar pela meseta espanhola para nos apercebermos disso. O mais importante é aprimorar as qualidades únicas e divulgar o nosso produto pela sua excelência e qualidade.

Pelo nosso azeite,
Zaratustra

Sem comentários: