quarta-feira, 18 de julho de 2007

Água de cor castanha em Carrazeda de Ansiães

Há dias em que a água que corre nas torneiras do concelho de Carrazeda de Ansiães mais parece chá, tal é a sua cor acastanhada. O problema fica a dever-se a uma reacção físico-química na água, relacionada com excesso de um metal chamado manganês.
O esvaziamento que a albufeira da Fontelonga, de onde sai a água que abastece a maior parte do concelho, sofreu nos últimos anos de seca, não é alheio à situação.
Francisco Morais, administrador da empresa Águas de Carrazeda, explica que o que causa o tom acastanhado da água é “o abaixamento do nível da água da albufeira, que leva o manganês, que se encontra no fundo, a subir”.
Apesar da cor castanha da água que é distribuída ao público em Carrazeda de Ansiães, Francisco Morais assegura que não existe qualquer problema para a saúde.
A Águas de Carrazeda continua a ajustar o sistema de tratamento para tentar debelar o problema e devolver água incolor às torneiras do concelho de Carrazeda de Ansiães. Brigantia

4 comentários:

Anónimo disse...

Seja como diz o Senhor Administrador das Águas de Carrazeda !
No entanto, o que diz o Senhor Administrador às pessoas que vêm as suas roupas sair da máquina de lavar completamente manchada e, quiçá, estragada?
Carlos Fernandes-Pombal

Anónimo disse...

Direi melhor: " manchadas e estragadas"
Carlos Fernandes-Pombal

Anónimo disse...

A quem devo apresentar a conta de 2 camisas, 2 pares de calças e umas toalhas ?????
Alguém me ajude.

Anónimo disse...

tb tenho umas cuecas que ficaram danificadas