quarta-feira, 4 de julho de 2007

Ligações de Amarante à Régua e a Vila Real adjudicadas este ano

As ligações de Amarante a Vila Real, em auto-estrada, e à Régua, em Itinerário Complementar, serão adjudicadas ainda este ano, garantiu ao JN o ministro das Obras Públicas, Mário Lino. O compromisso político do Governo diz respeito também à conclusão da auto-estrada Transmontana, com a transformação do IP4 entre Vila Real e Bragança. O ministro garante que vai lançar o concurso para esta concessão "no primeiro trimestre de 2008", com final previsto para 2010 ou, "se houver peripécias", para 2011.
A ligação entre Amarante e Vila Real, que prolongará a auto-estrada que sai do Porto, está já em fase adiantada. Na próxima sexta-feira, dia 6 de Julho, o Governo vai receber sete propostas das quais escolherá as duas melhores para entrar na fase de negociação final. A obra, que inclui o túnel do Marão, será então adjudicada ainda este ano.Actualmente a ligação entre o Porto e Amarante já se faz em auto-estrada com portagem e essa modalidade é para manter na ligação até Vila Real. A auto-estrada Sem Custo para o Utilizador (SCUT) só vai existir entre Vila Real e Bragança. JN

1 comentário:

Anónimo disse...

Podem chamar-me bairrista, regionalista ou nordestino fundamentalista,mas já estou cansado de constatar,que a possível realidade prevista em antevisão, por esse meu amigo editorialista do Terra Quente, de há mais de 12 anos atrás, é afinal uma confirmação permanente e em crescendo.
Enquanto as cidades médias,sitas ao longo do eixo viário do IP4 futura A4,já com um nível de desenvolvimento razoável e com alguma capacidade atractiva sobre determinada população da região(e não só),pois bem os investimentos ao longo desse eixo, continuam a merecer mais atenção e prioridade para a classe politica nacional.Aqui os representantes parlamentares da região,aplaudem( o possivel arranque da A4),(veja-se noticia do blog)e então o IC5 e IP2, para quando?É que o sul interior do distrito,fica algo longe do actual IP4(futura A4)então, porque não dar prioridade a estes investimentos(IC5 e IP2)em detrimento da A4?É tão só uma questão de opcção,porque não afinal?Lá está,os ultimos serem os primeiros(disse o 1ºM Sócrates).
E porque será,que nunca ouvi responsável algum da cidade-jardim Mirandela, bater-se pela construção rápida do IPC?Ou algum responsável por Bragança, falar quase e tão só das ligações rápidas a Espanha e ao Porto pela futura??A4?Porque será?Por vezes o peixe morre pela boca!São por vezes os mesmos,que acusam Lisboa de centralismo.Será que também não há centralismo,(ou olhar só para o umbigo)das cidades Mirandela e Bragança,relativamente ao resto do distrito?
Já agora,quando porventura algum serviço público ficar no distrito por"generosidade" dos politicos, que tal admitir ao menos a hipótese de um ou outro não ter que ficar em Mirandela, Macedo ou Bragança?Que tal descentralização também para o distrito?Outras terras há no Nordeste Transmontano que ainda fazem parte integrante deste nosso Portugal,ou será que não?
Sei que nem sempre será possível, mas quando for porque não?Pensem nisso caros Transmontanos da Terra Quente.
Deixo-vos saudações amigas e já agora boas férias.
Rui Guerra-Vila Flor-2007/07/03