sexta-feira, 13 de julho de 2007

Carrazeda de Ansiães lidera perda de população

As estimativas do Instituto Nacional de Estatística para o ano de 2004 continuam a colocar os distritos de Bragança e de Vila Real como perdedores de população residente.
Na verdade, comparando a população dos 14 concelhos do distrito de Bragança entre os anos de 2001 e 2004, verifica-se que há uma perda de residentes da ordem dos dois milhares de homens e mulheres (HM) que corresponde a uma diminuição percentual de 1,4. O distrito de Vila Real acompanha esta evolução negativa embora menos acentuada.
Distrito de Bragança: à excepção dos concelhos de Bragança e de Mirandela todos os restantes perderam população. Bragança ganhou 265 (HM) e Mirandela 160 (HM) o que em percentagem corresponde a aumentos de apenas 0,8 para Bragança e 0,6 para Mirandela. Todos os restantes concelhos tiveram perdas. As mais significativas verificaram-se nos concelhos de Carrazeda de Ansiães 5,5% (511HM), Torre de Moncorvo 5,2% (422HM) e Vinhais 3,4% (357 HM). Estas perdas estão relacionadas com a saída de população do concelho à procura duma vida melhor mas mais ligadas à taxa de natalidade que é muito inferior à da mortalidade. Esta atinge em alguns concelhos o dobro e até o triplo da taxa de natalidade, como nos de Alfandega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais. Semanário Transmontano

Sem comentários: