segunda-feira, 23 de julho de 2007

Barragem do Tua aproveitada também para o turismo

Os cinco municípios que serão parcialmente alagados pela albufeira da futura Barragem do Tua vão estabelecer uma estratégia de desenvolvimento turístico para o futuro espaço hídrico. A ideia surgiu do Presidente da Câmara Municipal de Alijó, Artur Cascarejo, e pretende agregar, no mesmo plano, as câmaras de Vila Flor, Murça, Carrazeda de Ansiães e Mirandela.
"Queremos aproveitar o espelho de água que vai ser criado na barragem hidroeléctrica do Tua para fins turísticos. Uma área de lazer que sirva igualmente as populações locais", explica Artur Cascarejo.
O autarca de Alijó pretende uma parceria em que envolva as cinco câmaras, num total de dezassete freguesias, para além da EDP "Pretendemos rentabilizar este investimento de forma a que a barragem não seja apenas aproveitada para fins hidroeléctricos, constituindo-se igualmente numa oportunidade de desenvolvimento sustentado". (...)
A construção da barragem, está prevista a 1250 metros da foz do rio Tua. Representa um investimento de 237 milhões de euros. Irá produzir 350 gigawatts de energia por hora, ou seja, o equivalente ao consumo médio de uma cidade com 80 mil habitantes. O início da obra está previsto para 2009 e cinco anos depois deverá começar a produzir energia. Poderá armazenar até 215 milhões de metros cúbicos de água. Serão submersos mais de 600 hectares, dos quais 356 a 371 são de mato, floresta e pastagens, e 248 a 441 hectares de área agrícola. JN

Sem comentários: