segunda-feira, 16 de julho de 2007

Fórum transmontano reunido

Os objectivos de dar mais dimensão e captar mais investimento, juntam, amanhã, em Chaves, 15 autarcas de transmontanos. O encontro tem como propósito uma aproximação a pensar num plano de acção conjunto com projectos estruturantes de âmbito regional para candidatar ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). Os 15 autarcas representam os municípios que correspondem à chamada NUT III/ Trás-os-Montes, uma dimensão territorial que a União Europeia vai privilegiar no apoio a projectos. (...)
Os 15 concelhos da NUT/ Trás- os-Montes estão divididos em três associações de municípios, a Terra Fria, Terra Quente e Tâmega e cada uma tem já estudos para projectos nos seus territórios. Centros tecnológicos, turismo, produtos regionais, requalificação ambiental ou parques industriais são algumas das propostas em discussão no encontro de amanhã. (...)
As acessibilidades continuam à cabeça das necessidades da região, mas dependentes do poder central ou de projectos de um âmbito superior à região, na opinião de José Silvano.
Uma rede viária interna de acessibilidades podia ser candidatada ao próximo quadro comunitário, mas no âmbito da NU II da grande região Norte, na opinião de Silvano. (...) PJ

Sem comentários: