domingo, 1 de julho de 2007

Daqui e dali... Vitorino Almeida Ventura

Manuela Azevedo e o Plano Nacional de Leitura:
Nós somos do mesmo Clã

Quando avancei com a ideia da Manuela Azevedo, voz do Clã, levar _ Poesia às Escolas do 1º Ciclo, no que logo concordou comigo a d.ra Fernanda Natália, vereadora da Cultura, num Plano Local de Leitura que obteve assinatura do próprio presidente da Câmara, Eugénio de Castro, e do professor José Mesquita, pelo agrupamento de Escolas...

Quando avancei, dizia, fi-lo por duas ordens de razões:
1ª. a de levar uma cantora mostrar como a Vida é bem melhor além do entretenimento, quando a noite se faz atrás de nós, e Fiat lux, Poesia!
2ª. havendo já uma leitura prévia da Manuela, que convidei para a Escola onde lecciono, em Gondomar, lendo ao 3º Ciclo, "As coisas" de Arnaldo Antunes, que se constituiu um êxito, pela expressividade da ‹‹actriz››...

Assim, quando Manuela Azevedo se dispôs a ler Cecília Meireles e Almada Negreiros às Escolas do 1º Ciclo de Carrazeda, fiquei comovido. E mais pela forma gentil em que o soube executar. No Pombal, onde confluiu a escola do Castanheiro, os miúdos acabaram em apoteose — de solicitar autógrafos... No crescendo que fora já pensar um minuto e executar depois tal pensamento em flor, obtivemos várias em vários locais da folha e um dos nomes para: mau-me-quer, com uma gralha que acabou sendo poética como um mau que me quisesse.
Recebi com agrado a crítica docente de que melhor fora que Manuela cantasse, mas o objectivo não podia ser (apenas) esse: mas o de melhor contribuir para o Plano local de Leitura. Claro que se entende que, já ouvidas canções dos Clã, nas aulas, os miúdos houvessem rubor de perguntar... Assim mesmo, de muito bom nos foi!
Só tenho notícia — não estive presente —, da timidez da turma em Linhares... Normalíssima em miúdos desta idade.
Excelente foram as turmas das Selores, com duas pequenas poetisas a revelarem-se, pela leitura atenta da Manuela.

Intervalo: para almoço.

À tarde, o início foi com a turma do Vilarinho, excelente na preparação das professoras — talvez (n)o melhor entre os melhores momentos do dia. Muito bom também o Grande Final em Carrazeda, com duas sessões no Centro de Apoio Rural, acabando com a coreografia de H2omem, uma letra do tribalista Arnaldo Antunes para o Clã.

Em conclusão: todos os professores estão de parabéns porque abriram a sua escola a uma escola outra — no complicado processo de ensino/aprendizagem. E, pela resposta dada pelos miúdos, entre os 6 aos 10 anos, terá sido marcante.

vitorino almeida ventura

Post Scriptum: Dois amigos e uma amiga me perguntaram — será que, além dos livrinhos de José Viale Moutinho, por exemplo, não poderia fazer parte do Plano Nacional de Leitura a Manuela Azevedo, dizendo poesia? Em Carrazeda, essa pergunta já a têm respondida.

Sem comentários: