terça-feira, 31 de julho de 2007

"Os turistas não são atraídos pelo lixo"

A limpeza de todas as lixeiras junto ao rio Douro e a valorização das suas margens ao longo da região demarcada, a formação dos activos das empresas locais e a promoção do vinho e do turismo são as grandes linhas de acção da Estrutura de Missão do Douro para o que resta deste ano e para 2008. Pontos-chave debatidos ontem, em Vila Real, na primeira reunião do Conselho Consultivo da Estrutura de Missão do Douro, que juntou 28 entidades públicas e privadas.
"A qualificação ambiental do Douro é vital, já que os turistas não são atraídos pelo lixo", apontou o chefe de projecto da Estrutura de Missão, Ricardo Magalhães, anunciando que está a ser preparada uma segunda fase do projecto de erradicação das dissonâncias ambientais. Neste momento já está curso uma, que decorre até ao final do ano e que incide nas maiores lixeiras. A segunda terá como prioridade as margens do rio. Da reunião de ontem saiu a intenção de protocolar, com o Ministério do Trabalho, um programa especial para do Douro, no âmbito do programa do Governo "Novas Oportunidades". O objectivo é a "formação de activos para as empresas do Douro", salientou Ricardo Magalhães.

As infra-estruturas destinadas ao tráfego fluvial são outro alvo daquele organismo. O chefe de projecto disse que alguns cais "são já pequenos e terão de ser redimensionados". A intenção é valorizar ainda mais as margens do rio Douro.
Entretanto, já foi adjudicada a primeira fase da sinalização da região, prevendo-se que, até Outubro, sejam colocadas cerca de 140 placas informativas nas principais rodovias. (...) A Estrutura de Missão do Douro pretende também continuar a "estimular a internacionalização dos vinhos produzidos no Douro"(...).
As reuniões do Conselho Consultivo passarão a trimestrais ao contrário do carácter semestral estipulado na Resolução do Conselho de Ministros que criou a Estrutura de Missão. Eduardo Pinto, JN

Sem comentários: