quinta-feira, 6 de março de 2008

Linha do Tua

A junta de freguesia de Pereiros, em Carrazeda de Ansiães, enviou um abaixo-assinado ao Metro de Mirandela e à Refer, queixando-se do serviço de transportes na linha do Tua.
Segundo o presidente da Junta, Filipe Claro, a carruagem que sai de Mirandela às seis e um quatro da tarde "só faz o percurso até Abreiro", o que impossibilita o transporte de passageiros a jusante.
"As pessoas vão a Mirandela e depois não têm transporte para voltar", queixa-se o autarca, explicando os motivos do protesto.
Para além da Junta de Freguesia dos Pereiros, também as congéneres de Pinhal do Norte e Pombal ponderam reclamar do serviço do Metro de Mirandela.
Entretanto, o administrador delegado do Metro, Milheiro de Oliveira, explicou que a carruagem das seis e um quarto da tarde é um serviço que serve apenas o concelho de Mirandela e, como tal, apenas chega a Abreiro. No entanto e caso se justificasse, poderia ir, pelo menos, até à Brunheda.
O problema é que a Refer desclassificou a estação da Brunheda para apeadeiro, deixando de ter condições para efectuar manobras de inversão de marcha. E sendo assim, não há possibilidade de aquela carruagem transportar passageiros das freguesias de Carrazeda de Ansiães.
Rádio Ansiães/Eduardo Pinto

Ligação da linha do Tua à Puebla de Sanábria reúne mais adeptos
As autoridades locais portuguesas e espanholas estão em consonância relativamente ao prolongamento da linha ferroviária desde o Tua até à Puebla de Sanábria.
A ideia partiu do autarca de Mirandela e parece estar a ser bem acolhida dos dois lados da fronteira. A proposta foi abordada ontem durante uma reunião da Comunidade de Trabalho Bragança-Zamora.
Jorge Nunes, o presidente da câmara de Bragança, aprova a iniciativa pois entende que "o Governo português deveria apostar na linha do Douro e nesta ligação do Tua à Puebla de Sanábria e não deixar estes problemas apenas aos actores locais".
Quem também concorda com a ligação ferroviária entre Mirandela e a Puebla de Sanábria é o tenente-alcaide de Zamora. Para José Prada é fundamental a ligação entre os dois territórios através de "todos os meios de transporte existentes, sejam rodoviárias ou ferroviárias".
CIR/Eduardo Pinto

29 comentários:

Anónimo disse...

Aqui está a prova provada da solidariedade que Mirandela tem em relação aos seus vizinhos...
E ainda querem que todos se unam para que a sua (pk pelos vistos não dá jeito ser de mais ninguém) linha de comboio não vá por água a baixo...
Para continuar com serviços destes... venha mas é a barragem!

mario carvalho disse...

Carrazeda é que não tem demonstrado qualquer interesse nem na linha nem nas populações por ela servida... sempre o tem afirmado quer é a barragem de qualquer maneira e não interessa o preço a pagar

A Refer despromoveu a estação da Brunheda que já foi de 1ª Classe, a apeadeiro e isso significa impossibilidade de cruzamentos pois já só existe uma via e ausencia de comunicações (telefones para informar inicio ou fim de marcha)
Isto foi feito há pouco tempo.... quem se preocupou com isso?

J.Pinto disse...

Acresce a isto a história da "marcha à vista" que obriga as viagens a demorar duas horas quando podiam demorar metade.
A situação vai-se eternizando, sem qualquer justificação...
Quem gere estes aspectos são a REFER e a CP, e não outras entidades.
Quanto á barragem, sim é muito lucrativa para os accionistas da EDP, e prejudicial a todos os outros Portugueses.

mario carvalho disse...

Na vida e nos negócios há;
- os que fazem as coisas acontecer
- os que se apercebem e ainda apanham o combóio
- e os que perguntam . o que é que aconteceu?

SudEx disse...

E há ainda os Anónimos que aparentam ter a boca ligada ao intestino...

A Linha do Tua não é do Presidente da Cam. Mirandela, é de todos nós, mesmo de "kem, pk n já n xabe xcrever dotra frma", usa o Português das SMS's para inflamar os sítios por onde passa.

A correr tudo bem, e com zero esforço de anónimos destes, a linha não será afogada e chegará de novo a Bragança, apontada a Espanha! E aí sim, Bragança terá ferrovia de novo, e uma estação de alta velocidade a 30km.. (do outro lado da fronteira....)

Anónimo disse...

Opinar não é inflamar...Os que defendem a continuidade da linha do Tua não podem ter a veleidade de imaginar sequer que a sua opinião é a única, nem criticar ou inferiorizar quem não comungue da mesma ideia! Isso sim é inflamar Ex.º Sr. Sudex.
É claro que a linha do tua não é do Presidente da Câmara de Mirandela (embora pareça), mas, (feliz ou infelizmente, depende do ponto de vista), parece-me que o que mais se apróxima da realidade é a construcção da barragem e não o prolongamento da linha até Espanha.
Alias na minha opinião, essa hipotese só foi levantada para criar mais instabilidade (ou para inflamar se pretenderem) porque (não ponho "pk" já que é linguagem de sms)de viabilidade terá muto pouco.
Para terminar, só dizer que, tal e qual os chapéus, opiniões há muitas e cada um tem o direito de ter a sua sem necessidade de ser agredido somente porque não compartilha da mesma opinião.
A minha é bem clara, venha a barragem!

SudEx disse...

Pois bem, Opinar não é sinónimo de inflamar, bem sei. Mas há muita forma de opinar, inflamando! Acredite, eu sei do que falo, sou especialista nisso.

Ainda assim, regra geral, não agrido. Se se sentiu agredido, peço desculpa. Mas talvez se sinta a "agressão" com mais intensidade, se se tiver em mãos argumentos fracos, débeis.. Um argumento forte resistiria a ventos e vendavais! Certo?

Eu não digo que a minha opinião seja a única, digo é que há opiniões que mais valiam ficarem por transcrever, de tão pouco que trazem de positivo. E perdoe-me, mas tem sido o seu caso, sr. Anónimo.

Diga-me, caro Anónimo, o que acha que que vai ganhar a Região, com o tal do "espelho de água"?

E já agora, o que conhece da Região sobre a qual se pronuncia? De onde é? Já viveu / vive na zona?

E por acaso já viajou na Linha do Tua?

É que o mais há é gente a pedir barragens sem sequer ter ideia do que se perde no terreno, e do que podiam começar por fazer, nas suas casinhas da linha de Sintra ou Cascais, como por exemplo, mudarem mais lampadas de incandescentes para economizadoras... Assim, talvez não fosse preciso, com tanta pressa, arranjar como gerar mais e mais electricidade em Portugal.... Pois...

E, se calhar, o seu pensar anda perto do pensar do dono CCurta, que alegadamente também defende a barragem, mas esquece-se que, se tiver aumento de refeições servidas, será dos poucos "trolhas" que não trouxerem marmita e lá forem parar eventualmente.

Findas as obras, vão-se os trolhas, vão-se os turistas, vão-se os comboios, e fica o "espelho d'água"....

DN

mario carvalho disse...

cito do anónimo:

"A minha é bem clara, venha a barragem!"


Questão:
se não explicar o porquê

a sua é bem escura e duvidosa

e já agora porque não identificar-se e assumir a responsabilidade perante Carrazeda , Tras os montes e Portugal?.. Assim um dia poderá fazer parte da História

Anónimo disse...

Sim, sou da região.
Sim, já viajei na linha do Tua.
Concordo que turisticamente é um optimo percurso. Penso que, de útil para as populações que utilizam a linha (tal como o serviço está a ser prestado) tem muito pouco, e por isso considero uma mais valia a construcção da barragem desde que saibamos tirar partido dos beneficios extra processo de construcção.
Não me senti ofendido pelo comentário, aceito outras opiniões.
Não é meu costume inflamar foruns, alias foi o primeiro comentário que postei (é o ónus de ser anónimo, fui confundido por outro).
Os meus argumentos não são regionalistas, nem partidários, são somente a minha visão do actual estado das coisas e por isso não ficam abalados com as criticas.
Não sou um defensor acérrimo da barragem, mas também não acho que valha a pena manter a linha em funcionamento com o actual estado de condições e serviços.
LA

Anónimo disse...

Este último comentário parece-me equilibrado e,por isso, propendo a concordar com ele. A linha,a continuar, do meu ponto de vista, só terá sentido se se mantiver mais ou menos tal como está, apenas até Mirandela, para fins quase exclusivamente turísticos.
Até Bragança já não, pois não poderia ter apenas esses fins. O comboio teria de ser muito mais rápido, a linha teria que ser altamente melhorada e lá se iria a beleza turística. Fazer a ligação para fins comerciais de Bragança ao Porto, via Tua, seria irrealista. Há alguma necessidade de dar uma volta tão grande para ir de Bragança ao Porto?
JLM

Anónimo disse...

curiosamente os comentários anónimos parecem ser todos do mesmo anónimo

mario carvalho disse...

http://norteamos.blogspot.com/2008/03/tua-20000-turistasano-sem-qualquer.html

Unknown disse...

Há comentários que parecem do mesmo anónimo. Só que, por acaso, não são. E se fossem? Que mais lhe faz que as ideias sejam veiculadas pela mesma ou por diferentes pessoas? O que interessa é que as ideias nos façam pensar e nos obriguem a arranjar argumentos para as rebater ou apoiar.
JLM

Anónimo disse...

só que baralha os outros tanto se diz uma coisa como já se diz o contrário como quem não sabe o que quer e vai para onde o empurrarem

Anónimo disse...

http://norteamos.blogspot.com/2008/03/tua-20000-turistasano-sem-qualquer.html

O video é interessante, mas os dados carecem de verificação.

Não podemos esquecer que aquilo que motivou esta discução foi a noticia acerca do serviço prestado pela CP (ou metro) aos utentes diários da linha.

Se se pede um esforço de todos para que a linha se mantenha e até que seja aumentada, então não se podem prestar serviços apenas a um concelho ou apenas até metade da linha, esses serviços deviam ser prestados também a todos...

Não se discute a beleza paisagistica, ou o potencial turistico, pois isso é inegável. Mas então defenda-se o rio, não a linha... Ou então sim, defenda-se a linha, mas lute-se para que antes de ser alargada a Bragança e Espanha seja melhorada nos serviços que já vai prestando às populações...

LA

Unknown disse...

Ainda para o anónimo baralhado com as ideias contraditórias: o que é preciso é que aprenda a discernir pela própria cabeça e que mostre a contradição dos outros.Esse contributo é que é válido nos debates e enriquece as discussões.
JLM

Anónimo disse...

e quem é o anónimo baralhado?

Anónimo disse...

Quem é capaz de me dizer qual a grande vantagem ou não, para a região, da construção da barragem? Receio que muitos sejam a favor dela só porque entendem que tudo o que existe é para demolir, pura e simplesmente, será assim? Outros sejam a favor porque vêm na sua construção um factor de progresso. Como tenho dúvidas desejaria que me provassem, qual a grande vantagem da barragem para a população. Para se regarem as vinhas? Os campos de regadio que abundam por lá, uma vez que a água escasseia? Montagem de indústrias? Constituir um campo de nevoeiro na zona, para os turistas? Sinceramente não sei o que move as pessoas a serem a favor ou contra a construção da dita barragem. Mas desejaria saber o que as move nessa discussão.

Unknown disse...

O problema põe-se da seguinte maneira:
Enquanto ninguém pôs a hipótese da barragem,apenas se pensava em manter ou não a linha e com que fins.
Quando se começou a falar na barragem,o problema complicou-se: há que escolher entre a linha ou a barragem.
A manutenção da linha,preterindo a barragem,só pode, do meu ponto de vista,justificar-se com o interesse turístico que pode trazer muita gente a viajar nela e a fazer despesas nos restaurantes e nos hotéis da região.
A construção da barragem justifica-se com o movimento próprio da construção, com a energia produzida para o país e com o aproveitamento turístico da albufeira.
Uns são convencidos pelos argumentos a favor da manutenção da linha,outros são convencidos pelos benefícios da barragem.
É um problema,que,como quase todos, não tem inequivocamente uma solução que convença toda a gente.
Há sempre que optar. E uns optam de uma maneira, outros optam doutra. E alguém, por último, vai decidir.
E até se pode chegar mais tarde à conclusão quase unânime de que a solução seguida não esteve certa.
Isto caracteriza o que é humano.
Por exemplo, a navegabilidade do Douro foi pensada para transportar o minério de Moncorvo e o vinho.Afinal não veio a servir para nada disso.
JLM

Anónimo disse...

Com a exploração da energia eólica, que está a ser feita de norte a sul do país, para quê mais uma barragem no Douro? Não seria melhor fomentar o turismo na linha do Tua? Parece-me que seria bem mais útil e proveitoso para a região, dado haver muitas pessosa, estrangeiros mesmo, fora da região que apreciam esse passeio e até se deslocam cá para o fazer. Por isso não seria aconselhável destruir algo que é tão apreciado por muita gente, uma vez que a grande aposta da região é e tem de ser, efectivamente, o desenvolvimento do turismo. Esta parece-me ser, salvo melhor opinião, a atitude mais sensata.

Anónimo disse...

"uma vez que a grande aposta da região é e tem de ser, efectivamente, o desenvolvimento do turismo"


A melhoraposta da região tem forçosamente que ser a melhoria das condições de vida das populações que aqui se fixaram.
Não adianta insistir na linha se não servir efectivamente a população... Não adianta insistir na barragem se daí não retirarmos vantagens para quem aqui vive. Por exemplo, diminuir o preço da electricidade para a região já que é aqui que se produz.
LA

Unknown disse...

Não vejo que o problema da barragem se ponha apenas num lucro directo para a região. Em zonas sem gente não se construiriam barragens porque não há sequer hipótese de beneficiar ninguém localmente.
Sempre lhe digo que se pudéssemos confundir os desejos com a realidade não haveria melhor solução que a manutenção da linha.
Como eu gostava de ver um movimento muito significativo de portugueses e,sobretudo,de estrangeiros a visitar toda a região por causa da linha!
JLM

SudEx disse...

Como eu gostava de ver um movimento muito significativo de portugueses e,sobretudo,de estrangeiros a visitar toda a região por causa da linha!

Só não vê quem não passa por lá... Sobretudo naqueles fins-de-semana de andarem duas motoras apinhadas-de-gente... Eu já vi, e nem sou nem vivo na região...

SudEx disse...

Não vejo que o problema da barragem se ponha apenas num lucro directo para a região. Em zonas sem gente não se construiriam barragens porque não há sequer hipótese de beneficiar ninguém localmente.


Isso é simplesmente absurdo. As barragens fazem-se onde haja condições para a fazer, e depois a energia transporta-se para onde a querem consumir.

Ou querem lá ver que vamos mesmo ter de fazer uma barragem ali na Foz do Tejo? Ou do Douro, já agora?..... Só porque é ali que vive gente?...

Unknown disse...

Quanto ao último comentário do "Sudex":
Tirou precisamente a ilação que eu queria que tirasse.
JLM

SudEx disse...

Ai sim? Que curioso...

Mas lembre-se que há muito sítios onde se podem fazer barragens, com mais ou menos prejuizos, ou não?...

Por muito menos que a submersão uma via de comunicação vital a uma região, se suspende barragens que até já estavam a ser feitas! Foz Côa é um exemplo, e deve ser tomada em conta como uma espécie de precedente que foi assim aberto!!!...

A EDP que arranje mais onde ir mamar, à custa do povo trasmontado e da população em geral!...

Em zonas sem gente não se construiriam barragens porque não há sequer hipótese de beneficiar ninguém localmente. --> isto continua a ser absurdo, senão veja-se o Douro e as suas barragens, onde a bem dizer o beneficio local será eventualmente as eclusas, pois a energia, essa os locais usam uma percentagem mínima da produzida, e não me parece ser preciso fazer grandes contas para se perceber isso...

Unknown disse...

Nos termos que declarei acima ou é a favor da barragem ou a favor da linha.Se for a favor da linha e se o seu ponto de vista vencer,só desejo que a linha seja de grande utilidade e traga progresso à zona.
Se o contrário se passar com a barragem ,então que por essa via a região fique a ganhar.
Dos dois modos,não vejo que as coisas devam ser encaradas por um prisma apenas local ou regional.
Tudo tem que ser visto a nível nacional(por enquanto).
Não há hipótese nenhuma de a utilidade ser limitada.
Além disso,será que não serão precisas muito mais medidas públicas e privadas para o interior ganhar ou reganhar vida?
JLM

SudEx disse...

Nos termos que declarei acima ou é a favor da barragem ou a favor da linha. --> Eu sou a favor de uma barragem que não arrasse património centenário!

Ou se leva a barragem pra outro lado qualquer (faça-se estudos!) ou se opta por mini-hídricas no tua, por exemplo..

Faça-se mais estudos, somos especialistas nisso, afinal, há quanto tempo não se "estuda" a Alta Velocidade em PT?...

E note-se que com uma barragem feita, há muito mais a perder ali, não é ""só"" uma Linha de CF!

Anónimo disse...

Estou de acordo consigo, caro comentarista, mas nem toda a gente pensa desse modo. Pois há quem, por norma, veja progresso em tudo o que seja destruição daquilo que a Natureza nos ofereceu e deu com tanto engenho e arte.