sexta-feira, 28 de março de 2008

Quercus acusa câmara de Carrazeda de travar progresso ao apoiar barragem do Tua

O presidente do Núcleo da Quercus de Vila Real, João Branco, acusa o executivo da Câmara de Carrazeda de Ansiães de apoiar a construção da barragem do Tua para, com as compensações que receberá da EDP, poder “manter as clientelas e continuar a pagar jantaradas”.
O presidente da autarquia, Eugénio de Castro, contra-ataca dizendo que o dirigente sofre de “fundamentalismo primário” e fala do seu concelho “sem o conhecer”.
João Branco aponta a mira da crítica ao executivo social-democrata de Carrazeda, para que não o acusem de “só criticar os autarcas socialistas (Alijó, Murça e Vila Flor)”. Portanto, “aplica-se a todos os que defendem a barragem do Tua”. De fora fica o edil (PSD) de Mirandela, que é contra, tendo-se batido pela não construção e pela preservação da linha ferroviária.
O ambientalista diz ter constatado que Carrazeda “tem perdido população e a economia está cada vez pior”. E como o autarca não conseguiu desenvolver o concelho “por causa das suas políticas erradas”, agora, sem receitas, “precisa do dinheiro da EDP para manter o estilo de vida do executivo”. Mais: “Em troca desse dinheiro comprometem o desenvolvimento da região”, atira.
João Branco considera, até, que Carrazeda de Ansiães seria o concelho que “mais teria a ganhar” com a manutenção da linha do Tua. Isto desde que fosse construída uma plataforma turística na aldeia de Foz-Tua. “Se não for assim, para que é que os turistas vão parar em Carrazeda? Para nada, certamente”, sublinha.
Eugénio de Castro sorri às criticas de João Branco e questiona: “onde é que andavam os ambientalistas há 20 anos, quando começou a ser discutida a barragem do Tua?”. “Naquela altura é que a deviam ter contestado, não era hoje”, acrescenta. Defende que das cinco autarquias abrangidas pelo empreendimento hidroeléctrico “nenhuma tem responsabilidades na sua localização”.
Lança ainda um repto aos ambientalistas: “arranjem outro tipo de entretenimento, agora que finalmente perderam a guerra contra a barragem do Baixo Sabor e, também, contra a do Tua!” “Estou farto de tanta demagogia e tanto fundamentalismo barato”, sublinha.
Eduardo Pinto/JN/Rádio Ansiães

29 comentários:

Daniel Conde disse...

Ena, depois das "bacocas" declarações do deputado Mota Andrade sobre o "fundamentalismo" dos ambientalistas, eis mais outra bacoquice política!

Pergunto eu, e vox populi vox dei, a este iluminadíssimo presidente da CM de Carrazeda de Ansiães, que desenvolvimento lhe trouxe a Barragem da Valeira. Ah, mas não sabiam que o edil já tem uma grande barragem? E que esta não trouxe nenhum desenvolvimento ao concelho? Pois é Exmo. Sr. Presidente, mas quem aqui é que anda com falta de informação e fundamentalismos "bacocos"?

E atenção; Judas vendeu Cristo por 30 denários. O Exmo. Sr. Presidente quer vender uma terra que NÃO é sua por quanto? E a bolsa dos denários, vai só para si? Reparte-se pelos outros ineptos que falam de um desenvolvimento que NÃO vai acontecer, vendendo um património único por cascas de alho?

Deixo em jeito de "até já" a pergunta que outro grande trasmontano deixou no ar aqui há dias: se lhe propusessem vender a sua mãe (nem que por bom preço), venderia?

Viva Trás-os-Montes, abaixo os vendidos e os "bacocos"!!!

Daniel Conde disse...

Ah, e contra o bacoquismo e os denários, assine a Petição pela Linha do Tua VIVA!

http://www.petitiononline.com/tuaviva/petition.html

Daniel Conde disse...

Ah, e contra o bacoquismo e os denários, assine a Petição pela Linha do Tua VIVA!

http://www.petitiononline.com/tuaviva/petition.html

Unknown disse...

Parece incrível que os defensores da linha desçam tão baixo na argumentação.
E porquê não hão-de acreditar que se pode ser a favor da barragem por convicção de que é o melhor para a região?A linha e o rio podem ser o melhor:argumentem enquanto puderem mas não chamem nomes a ninguém.
JLM

Anónimo disse...

Por convicção?

Porque não com argumentos sem serem estípidos como o do S.Lourenço na redoma... isso sim é insultar os transmontanos, carrazedenses e portugueses

Anónimo disse...

Parece-me que o senhor Daniel Conde não percebeu a ironia de JLM quando falou da redoma do S. Lourenço!...
Sou igualmente a favor da manutenção da Linha do Tua.
Carrazeda, tal como com a Valeira, pouco vai lucrar com a barragem do Tua.
Os argumentos do Presidente da Câmara de Carrazeda denotam apenas a sua habitual irritação quando alguém o contraria. É mimo!...
Miguel

Unknown disse...

Sabe que hoje já não estamos no século XIX? Sabe que já há soluções para muitas coisas, anteriormente impensáveis?
JLM

Anónimo disse...

tem que ser o pessoal de fora do concelho a pegar o boi pelos cornos, porque a gente da terra está domada pelo toureiro.
Não se chatei a Quercus nem os outros defensores de politicas certeiras e eficazes para este concelho porque como alguem diria " o Povo é sereno" e só quando tudo estiver f...é que acordam

Unknown disse...

Sabe que solução idealmente eu desejava? - A manutenção da linha e do rio,das termas e do tal empreendimento em que pensa o sr presidente da câmara de Carrazeda para a zona da estação do Tua e ainda a construção de várias unidades hoteleiras aliado ao fluxo constante de turistas nacionais e estrangeiros para darem vida a toda essa zona.E muitos,muitos empregos para as pessoas ganharem dinheirito para comprarem os melões.
Não acredito muito que isto possa ser viável.
Vocês pensam só na preservação do que existe e esquecem-se dos rendimentos como se fosse pecado pensar na rentabilização, no dinheirito no bolso das pessoas.
JLM

Anónimo disse...

está aqui a defender a linha e contra a barragem... sec xxi

Anónimo disse...

Eu continuo a defender que a construção da barragem vem adulterar a paisagem, pq não é só a linha do Tua que está em causa, mas todo o espaço envolvente. Desenvolver turisticamente toda aquela zona, era bem mais benéfico do que a barragem. Porque não fazê-la noutro rio ou sítio onde não agredisse tanto a natureza como ali? É preciso não esquecer que aquela paisagem é única e ímpar no País e, como tal, é preciso preservá-la para as gerações vindouras. É um assunto que deve ser debatido com toda a população interessada, esta também tem algo a dizer e nada poderá ser feito à sus revelia ou por imposição. E todas as posições têm de ser respeitadas, sejam a favor ou contra, porque todas são válidas, actuais e não antiquadas ou retrógradas. O que têm é de ser discutidas com civismo e educação.

Unknown disse...

Hoje,a preservação da vinha do Douro já é a defesa do que o homem fez.Já ninguém pensa em defender o que existia antes. Esta defesa da vinha não pode no entanto, ir ao ponto de nos impedir qualquer progresso ou inovação. A defesa do ambiente não há-de impedir o bem-estar do homem.Teremos que saber conciliar o que parece inconciliável.
A solução da defesa da linha e rio pode ser boa. Mas a construção da barragem também nos pode trazer benefícios e ser compatível,nalguma medida ,com a natureza.
Dito de outro modo,pode haver compensações (não monetárias)das perdas naturais. Se construirmos parques florestados,campos de ténis,agricultura regada.
Não sejam radicais. Lutem pelo que julguem certo mas,se as vossas opções claudicarem,não está tudo perdido.
JLM

mario carvalho disse...

No caderno de ensaios o sábio escreve: -rã sem uma pata salta-. Corta-lhe outra pata e manda-a saltar. A rã volta a saltar e o sábio escreve: -rã sem duas patas salta-. Corta a terceira pata e a rã em esforço ainda salta. Sábio anota: -rã sem três patas salta-. Depois de cortar a quarta pata a rã não salta mesmo depois de vários gritos do sábio. O sábio registou: -rã surda não salta-.

Anónimo disse...

À parte barragem/linha férrea o cavalheiro da Quercus demonstra conhecer bem a realidade concelhia.
Atraso, clientelas e jantaradas.
Nestes aspectos o homem acertou!

Ateu

Anónimo disse...

Parece-me que tudo é muito relativo. O que para uns é progresso e moderno para outros pode ser, e muito legitimamente, anti progresso. Tudo depende da perspectiva de cada um, ou seja, da forma como encara e entende o conceito de progresso. Assim sendo, poderá haver quem considere a construção da barragem algo que impede e obsta ao desenvolvimento da região, na medida em que danifica e destrói um património natural único que, devidamente explorado e difundido, pode fazer afluir muitos turistas à região criando, assim, muitos postos de trabalho com carácter permanente. Na construção da barragem haverá emprego apenas e só durante a sua construção, tal como sucedeu na construção das outras, Valeira, Miranda, etc, etc..Quem assim pensar, pode entender que a construção da barragem trava o progresso e desenvolvimento na zona e, consequentemente, quem a defende é retrógrado, uma vez que estão a desenvolver~se outras energias alternativas, com sucesso. Por ex. a energia eólica e outras...

mario carvalho disse...

exacto caro Ateu
contáriamente à opinião do senhor que devia saber tudo sobre a situação de Carrazeda mas só sorri
este João da Quercus é mesmo de Carrazeda

Anónimo disse...

Como vai o nosso quintal?’
o vizinho, chama-nos nomes e
o patrono sem contrariar responde como pode.
É claro que a notícia atinge toda uma população que é igualmente culpada pelo nosso atraso, pelo nosso empobrecimento, e, pela nossa estupidez, deixamo-nos anos a fio ludibriar com falsas promessas, até aos presidentes das Freguesias!,
uns que se alambazaram
outros que foram tendo promessas!
Está na hora de candidatar o Chico Aragão a Presidente da Câmara…seríamos melhor representados.

Anónimo disse...

Que excelentes elogios o
Branco faz ao Preto! BOLAS..

mario carvalho disse...

para os que não conhecem a linha do tua sugerimos que vão a

www.linhadotua.net e clicando no livro de visitas leiam os comentários que vão aparecendo

também os comentários que vão sugindo nas já 600 assinaturas da petição são importantes para que se possa criar uma opinião sobre a importancia da linha
Muitas das assinaturas são de pessoas esclarecidas de Carrazeda
Obrigado a todos pois a linha é de
todos e será o progresso

http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?tuaviva

Anónimo disse...

É óptimo que o Sr. João da QUERQUS seja de Carrazeda. Assim fico mais descansado, pois não "engravidou" pelo ouvido!
Realmente o nosso concelho está uma lástima! Somos de há muito arrastados para esta infeliz situação, porque todos somos um pouco "JLM", perdoe-me o próprio.
Temos um pouco a mania ou o feitio de ser "puros", de estar de bem com os santos e com o diabo.
Assim, não pegamos as coisas de caras, deixamos andar o "comboio" até que caia no caos da vida.
Chegados aqui andamos às voltas, atiramo-nos uns aos outros como que medindo forças que apenas esbanjamos sem utilidade nenhuma.
É preciso, creio, não esquecer o que passou, para que daí se retirem ensinamentos futuros na perspectiva de ainda irmos a tempo do nosso desenvolvimento, mesmo tendo presente que houve coisas importantes que "JÁ FORAM!".
Por isso, quer o SR. JLM queira ou não, há responsáveis, que são exactamente aqueles que localmente nos têm governado!
Não é pensavel, nem admissível sequer, que estes senhores não tenham de ver os seus nomes tratados como merecem!
É que eles têm beneficiado de todas as regalias e mais valias que os lugares lhes dão, desde as jantaradas, alomoçaradas, viagens no País e no estrangeiro, ajudas de custo, transportes diariamente, aos sábados, domingos e feriados!
Não olham a meios para atingir fins.
Não pode o nosso concelho dar-se a um luxo destes porque imerecido, porque imoral.
Mesmo que a coberto de alguma legalidade, é um abuso de confiança o que estes indivíduos têm feito!
E não se pense que apenas me refiro aos eleitos do quadro, porque a oposição política, quando lhe acenaram com uma estúpida benesse, foram nela, viajaram no mesmo conforto e propósito de abuso...
Evidentemente que a barragem de Foz Tua já deveria ter acordado consciências sociais e políticas há muito tempo, mas como "enquanto a criança dorme, não chora", os pensadores apenas se servem do povo simples e honesto que sempre estando de boa fé, pernamentemente confiam numa esperança quase sem limite...até um dia!
Quando Eugénio de Castro pergunta onde andaram os ambientalistas, estes podem perguntar-lhe se o que sabe fazer é apenas ter um concelho endividado, que durante 16anos o geriu endolinfaticamente, ou seja, geriu-o em delírio!
Nunca soube aproveitar o Val do Douro, do Tua, as termas.

Anónimo disse...

Muitíssimo bem! Este último comentário só pode ser de uma pessoa bem esclarecida quanto à pobre realidade social e política que se tem vivido, há muitos anos, em Carrazeda. Também eu, ex-laranja, sou de opinião de que é preciso dar a vez a outras pessoas de outro partido nas próximas autárquicas. Neste momento o meu antigo PSD está sem lei nem roque, tanto a nível local como a nível nacional. É por isso que eu entendo que se deve dar a vez ao partido socialista em Carrazeda, até porque tem lá, quer se goste deles ou não, gente com muitas capacidades e competência para encaminhar o nosso concelho para o desenvolvimento e para o progresso, principalmente na gestão administrativa, na cultura, ensino, desporto, urbanismo e tantas outras variáveis que poderão conduzir finalmente a nossa Carrazeda para voos mais altos em direcção ao futuro. Mudem-se as mentalidades e todos ficaremos a ganhar.

Anónimo disse...

“onde é que andavam os ambientalistas há 20 anos, quando começou a ser discutida a barragem do Tua?”

Argumento muito valido! Eu estava na primeira classe!

Quer saber mais alguma coisa?

Unknown disse...

Andei uns dias desligado do meu computador porque estive fora. Vejo que há muitas pessoas determinadas e com muitas mais certezas do que eu.
Não pretendo dar-me bem com Deus e com o Diabo porque não sei se um e outro existem.
O que acho é que se prendem com coisas menores:jantaradas e viagens. Se algum de vós vier a ser político,verá que terá de fazer,por vezes contrariado,uma e outra coisa.
Penso que se preocupam demasiado com a justiça, como se ela resolvesse tudo.Poderão chegar à conclusão, como os africanos, que a mania da justiça só lhes trouxe miséria e retrocesso.Temos que ultrapassar etapas e saber esquecer para que o passado não nos ocupe todo o presente.
Quem disse que as albufeiras do Douro não podem ainda ser aproveitadas?
Em qualquer tomada de posição,tudo está perdido quando a nossa maneira de ver perde?
A minha posição poderá ser conciliatória em excesso.Concordo. Mas também corresponde a depositar confiança nos adversários e a saber perder sem azedumes.
JLM

Anónimo disse...

Desculpe-me o JLM, mas o Senhor "não pode" desligar o computador.
Ande com ele sempre, coloque-lhe pilhas ou tente adaptá-lo à luz solar ou ao que seja, mas por favor não se desligue de nós.
O seu ânimo, a sua harmoniosidade social, sensatez, mesmo que por vezes teimosamente "equilibrados", fazem-nos falta!
Até sempre!

Anónimo disse...

harmoniosidade??? essa é boa!

Anónimo disse...

Quero dizer, "em harmonia, em equilíbrio". Não seja tão exigente amigo(a).
Sabe, é que eu sou profesora, mas das promovidas em 1975, agora licenciada!
Fique bem consigo e já agora, com os outros também...

Anónimo disse...

Eu logo vi! Uma "profesora" assim, só podia ser das promovidas em 75!
Harmoniosidade? Onde é que já se viu isso escrito? Ó senhora "profesora" pré-fabricada! E não se zangue comigo que isto é só a brincar...

Unknown disse...

Senhora professora:
Agradeço-lhe o reconhecimento de que existe em mim harmoniosidade,isto é,a vontade, a capacidade,a qualidade de ser harmonioso.
Realmente, luto por que haja respeito,compreensão,tolerância,harmonia entre as pessoas.
A senhora professora não me parece feita à pressa. Achou,e talvez bem,que lhe fazia falta aqui um termo,que,por acaso,não encontrei em nenhum dicionário.Mas também não é forçoso que tudo esteja lá.
Encontrei(não em dicionário mas no google) uma palavra em tudo semelhante - harmonicidade(qualidade de harmónico)com sentido musical.Também aí se poderia usar harmonia,que existe em sentido musical.Mas já alguém achou que em certos casos deveria ser harmonicidade.
Existem palavras semelhantes:voluptuoso - voluptuosidade.
Sem mais delongas, que o assunto não o merece nem eu tenho conhecimentos para resolver cabalmente este problema,se a senhora professora errou, não foi um erro grave. Foi até meritório porque tem a noção de como as palavras se formam.
Definitivamente,fico-lhe muito grato por reconhecer em mim harmoniosidade.
JLM

Anónimo disse...

Não tem de quê Dr. JLM.
Estava a ver que ninguém me acudia. Bolas!
Agradecida pela ajuda!
Se assim não fosse estava pior que a do telemóvel!