quarta-feira, 12 de março de 2008

“A Outra” pretende pôr Trás-os-Montes no mapa

A próxima novela da TVI vai encarregar-se de mostrar mais um pedaço de Portugal, a maior parte das vezes esquecido: Trás-os-Montes.
Isso mesmo desejou do director-geral da estação, anteontem à noite, em Mirandela, na apresentação oficial da nova produção que, definitivamente vai chamar-se “A Outra”.
Assumindo-se como ilhéu, José Eduardo Moniz notou que “a maior parte dos Portugueses não conhece Portugal”. Ele próprio confessa que conhece melhor outros países. Daí não ter dúvidas que a nova novela, com estreia marcada para finais deste mês, vai contribuir, para “divulgar uma região lindíssima”.
São palavras que soam como música aos ouvidos dos autarcas dos Municípios da Terra Quente que brindaram com vinho produzido na quinta de Torre de Moncorvo pertencente a Tozé Martinho, autor do enredo, ele próprio responsável pela escolha da região para uma parte das gravações.

As Câmaras de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor vêem na novela uma oportunidade para atrair turismo e por isso se disponibilizaram para suportar parte dos gastos da produção, nomeadamente em alojamento e refeições. “Fica mais barato do que trazer cá o Tony Carreira”, assegura o edil de Vila Flor, Artur Pimentel. Mais: “o investimento é feito nos restaurantes e hotéis de cá, portanto o dinheiro não sai da região”.
Fora de Lisboa e do Porto as Câmaras facilitam muito as gravações”, reforça Tozé Martinho, estendendo o elogio às populações locais “sempre disponíveis para participarem”, nomeadamente para emprestar casas como cenários
. (...) Eduardo Pinto/JN /Rádio Ansiães