A linha do Tua ficará praticamente toda submersa se for aprovada a proposta hoje apresentada pela EDP para a construção da barragem de Foz Tua com uma quota de 195 metros.
Segundo avançou à Lusa fonte ligada ao processo, a empresa apresentou também «soluções de mobilidade para a parte da linha afectada».
Porém, se a decisão final sobre a barragem aprovar a quota proposta, ficarão debaixo de água 50 dos 66 quilómetros do que resta de caminho-de- ferro no nordeste Transmontano.
Independentemente da quota, desaparecerá a parte mais atractiva do vale do rio Tua, que colocou esta via entre as «linhas estreitas mais belas do mundo».
A fonte realçou que «as soluções de mobilidade alternativas são apenas teóricas porque vão depender da decisão sobre a quota».
A EDP foi a única concorrente a apresentar proposta para a construção e exploração, pelo período de 75 anos, da maior das dez barragens previstas no plano nacional do Governo.
A construção da barragem, com uma capacidade de 324 megawatts (MW), deve iniciar-se em Setembro de 2009, tendo uma duração prevista de quatro anos. DD
Segundo avançou à Lusa fonte ligada ao processo, a empresa apresentou também «soluções de mobilidade para a parte da linha afectada».
Porém, se a decisão final sobre a barragem aprovar a quota proposta, ficarão debaixo de água 50 dos 66 quilómetros do que resta de caminho-de- ferro no nordeste Transmontano.
Independentemente da quota, desaparecerá a parte mais atractiva do vale do rio Tua, que colocou esta via entre as «linhas estreitas mais belas do mundo».
A fonte realçou que «as soluções de mobilidade alternativas são apenas teóricas porque vão depender da decisão sobre a quota».
A EDP foi a única concorrente a apresentar proposta para a construção e exploração, pelo período de 75 anos, da maior das dez barragens previstas no plano nacional do Governo.
A construção da barragem, com uma capacidade de 324 megawatts (MW), deve iniciar-se em Setembro de 2009, tendo uma duração prevista de quatro anos. DD
Colaboração: Mário Carvalho
Sem comentários:
Enviar um comentário