Seis empresas concorreram à construção da auto-estrada transmontana. A abertura de propostas decorreu ontem e ao todo são 44 empresas portuguesas e espanholas que decidiram criar seis consórcios.
Os consórcios vão apresentar projectos para a construção da A4, num total de 130 quilómetros que vão fazer a ligação entre Amarante, Vila Real e Bragança.
A empresa Cintra do grupo espanhol Ferrovial é uma das candidatas. Também apresentaram propostas as empresas Dragados com a Edifer, a Mota Engil em conjunto com a Monte Adriano, a Somague com a MSF, a Soares da Costa em parceria com a FCC, a Ramalho Rosa e um sexto grupo composto pela Brisa, Teixeira Duarte Alves Ribeiro e Zagope.
De acordo com o Jornal de Notícias prevê-se que a auto-estrada vá beneficiar 250 mil utentes das principais localidades transmontanas. A via vai coincidir em cerca de 80% com o actual traçado do IP4.
Todos os cruzamentos vão ser desnivelados e estão projectados 24 nós de acesso. A ligação vai incluir um túnel no Marão, com mais de seis quilómetros e um viaduto em Vila Real com 2,7 quilómetros e 50 metros de altura.
A A4 vai ter dois troços com portagem, um entre o túnel do Marão e Vila Real e um segundo entre Bragança Nascente e Poente.
Com a futura auto-estrada a redução do tempo de viagem entre as duas capitais de distrito é reduzida para cerca de metade do tempo que demora actualmente. A auto-estrada está avaliada em 500 milhões de euros e deverá estar concluída em 2011.
CIR/Eduardo Pinto/Rádio Ansiães
Os consórcios vão apresentar projectos para a construção da A4, num total de 130 quilómetros que vão fazer a ligação entre Amarante, Vila Real e Bragança.
A empresa Cintra do grupo espanhol Ferrovial é uma das candidatas. Também apresentaram propostas as empresas Dragados com a Edifer, a Mota Engil em conjunto com a Monte Adriano, a Somague com a MSF, a Soares da Costa em parceria com a FCC, a Ramalho Rosa e um sexto grupo composto pela Brisa, Teixeira Duarte Alves Ribeiro e Zagope.
De acordo com o Jornal de Notícias prevê-se que a auto-estrada vá beneficiar 250 mil utentes das principais localidades transmontanas. A via vai coincidir em cerca de 80% com o actual traçado do IP4.
Todos os cruzamentos vão ser desnivelados e estão projectados 24 nós de acesso. A ligação vai incluir um túnel no Marão, com mais de seis quilómetros e um viaduto em Vila Real com 2,7 quilómetros e 50 metros de altura.
A A4 vai ter dois troços com portagem, um entre o túnel do Marão e Vila Real e um segundo entre Bragança Nascente e Poente.
Com a futura auto-estrada a redução do tempo de viagem entre as duas capitais de distrito é reduzida para cerca de metade do tempo que demora actualmente. A auto-estrada está avaliada em 500 milhões de euros e deverá estar concluída em 2011.
CIR/Eduardo Pinto/Rádio Ansiães
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