quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Daqui e dali... João Lopes de Matos

ANONIMATO

Os blogues têm uma existência curta mas já levantam uma série de problemas.
Um é o anonimato de quem escreve.
Parece que estamos todos de acordo que os artigos digamos de primeira página devem ser todos subscritos ainda que com um pseudónimo.
Claro que em princípio o proprietário do blogue deve conhecer os autores verdadeiros desses escritos.
Quanto aos comentários, muitas vezes, eles aparecem sob o signo do anonimato. E isso compreende-se por várias razões:
1 - Há pessoas que gostam de expressar ideias e dúvidas mas não gostam de ser conhecidos, o que se compreende porque não só permite escrever mais livremente como também é certo que muitas vezes não interessa nada quem é o autor dessas dúvidas ou ideias. Estas é que têm interesse e há gente que tem dificuldade em assumir o que escreve por complexo excessivo do ridículo em que pode cair.
2 - Se o anonimato não existisse, muitas ideias não chegariam a ser expressas e, em alguns casos seria uma pena, atendendo ao valor que aquelas podem ter.
3 - Por vezes, cansa dar a cara. Apetece escrever umas vezes com identificação e outras sem ela.
Conclusão: o anonimato pode e deve continuar, depende da opção de cada um.
No entanto, o blogue tem um responsável, é mesmo sua propriedade. Esse responsável tem o direito de impedir a entrada dos artigos e dos comentários que, do seu ponto de vista, excedam o que ele julga decente ou ultrapassem o bom senso.
Nenhum princípio é ilimitado: o princípio da liberdade de expressão tem que aqui sujeitar-se aos ditames do proprietário. É até natural que os escrevinhadores escolham um ou outro blogue , de acordo com os critérios dos seus proprietários,de maior ou menor abertura para este ou aquele tema.
Os critérios dos proprietários são diferentes. Quem escreve deve procurar ver as diferenças e actuar, na escolha, de acordo com essas diferenças.

João Lopes de Matos

6 comentários:

Anónimo disse...

Nada mais a dizer!!!!!!!!!!
Continue com a publicação dos seus pensamentos que nos vamo-nos interrogando!!!!!!

Anónimo disse...

Concordo, efectivamente o anonimato depende da opção de cada um. Muitas vezes recorre-se a ele porque se pretende discrição sobriedade, e não exposição pública. Desde que se façam comentários sem a finalidade de magoar e ferir ninguém, mas apenas expôr o nosso ponto de vista e opinião, não vejo qualquer inconveniente nisso.

Anónimo disse...

Vamo-nos interrogando, vamos exclamando e até bufando de quando em vez!
Concordo no essencial com o que sobre o anonimato foi dito, havendo muitas e muitas razões que levam a tal postura.
No entanto não deixa de ser absolutamente lamentável que entre essas mesmas razões haja aquelas que têm a ver com medos políticos Municipais ou Nacionais.

Xavier disse...

Anonimatos!

Ainda o tema lançado pelo Dr. João Matos.
É normal que grande parte dos contributos para os blogs seja através de anonimato ou de pseudónimo.
A exposição é grande, pode ser incómoda, e o que principalmente interessa é o conteúdo da sua contribuição para a discussão séria dos mais variados temas.

Quem é que, mesmo em horário extra-laboral, sendo funcionário camarário de Carrazeda de Ansiães, se atreveria a discordar publicamente de qualquer atitude ou decisão do Presidente Eugénio Castro?

Quem seria o atrevido que estaria disposto a dar cabo da sua vida profissional?

Se aqueles que não foram bajulá-lo no jantar obrigatório do "beija-mão" de Natal, foram imediatamente castigados, não tendo direito a tolerância de ponto, o que seria se fossem para um blog discordar dele?
Até a comissão política concelhia do PSD tem de esperar as suas decisões sobre todas as matérias, para poderem eles depois decidir em conformidade com o já decidido por Eugénio Castro!!!

Xavier

Anónimo disse...

isso só prova que o homem tem valor e que governa de acordo com as pessoas que até votam nele e não no da papelaria

Anónimo disse...

Deixe lá o da papelaria e honestamente diga de sua justiça no essencial...