sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Autarquias baixam IRS

Das 12 autarquias do distrito de Bragança, apenas três decidiram abdicar da percentagem do IRS que lhes é concedida pelo Estado. Miranda do Douro, Vila Flor e Vinhais optaram por «dar» aos contribuintes parte dos 5 por cento a que têm direito anualmente, aproveitando a possibilidade concedida pela Lei das Finanças Locais.

4 comentários:

Anónimo disse...

Estes paliativos não levam a lado nenhum: a desertificação não diminui por meios destes.

Xavier disse...

Oposição e blogs!

Indubitavelmente, os blogs marcam a cena política em muitos concelhos. Carrazeda de Ansiães não foge à regra.
Dos vários blogs existentes, dois deles destacam-se pela oportunidade de intervenção nos mais diversos temas da actualidade de Carrazeda de Ansiães.
Mas, curioso e ao mesmo tempo preocupante, os blogs tornam-se mais importantes do que a própria oposição oficial e institucionalizada.
Perante um poder autárquico cheio de fragilidades, de pontos fracos, de arrogância, de falhas de programação, de falhas de execução e de gestão, temos uma oposição absolutamente frouxa, inofensiva como um passarinho no meio de uma jaula de leões.
O poder interventivo dos blogs tem-se revelado num crescendo de informação e de lugares de opinião.
Quanto mais este poder se revela, maior se torna o fosso que separa a oposição autárquica de uma verdadeira representação da vontade popular que neles (vereadores da oposição) depositou a sua confiança para fiscalizar a trágica política autárquica do executivo de Carrazeda de Ansiães.
A população que pretende uma mudança, que está cansada e farta de ter um Presidente ausente, de uma Câmara onde já não se sabe bem quem manda e onde se tem receio de falar e exteriorizar o pensamento de uma forma livre, não se revê nesta oposição "de passarinhos".
Em Carrazeda de Ansiães as pessoas passaram a preferir manifestar-se nos blogs. Com maior ou menor erudição, com maior ou menor sentido de oportunidade, sentem que não vale a pena perder o seu tempo com uma oposição frouxa e que demonstra uma perda de interesse cada vez maior nos problemas crescentes da população carrazedense.
Porque com esta oposição conivente e este executivo autárquico já gasto, Carrazeda de Ansiães infelizmente não tem futuro.

Xavier

Anónimo disse...

ufa Xavier!
Poucas palavras para muito conteúdo.

Anónimo disse...

Excelente retrato da realidade social e política de Carrazeda que o Xavier nos deixa. No entanto, penso poder informá-lo de que a oposição mais credível (PS) está a trabalhar lenta mas segura dos seus passos para que, através do voto, possa alterar este estado lastimoso em que se caíu com este caduco e desajustado executivo camarário (não estão em causa as pessoas), para tentar com que este rico e generoso concelho possa ainda acompanhar o progresso que outros concelhos vizinhos vão demonstrando. Para isso, é preciso que as pessoas pensem menos no símbolo partidário e apostem mais na competência e na sabedoria daqueles que irão candidatar-se nas próximas autárquicas na lista do Partido Socialista que se pretende, integre não só socialistas mas também sociais-democráticas, centristas e comunistas, pois todos cabem na esperança do milagre político que tanto precisamos.