segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Marcelo defende Fundo para Interior

Marcelo Rebelo de Sousa defende a criação de um Fundo para o Interior do país, de modo a estimular o crescimento económico naquelas zonas. O Fundo deveria canalizar recursos para investimentos, definindo rentabilidades e prioridades, nas várias regiões. O professor na Universidade de Direito de Lisboa e conhecido comentador político defendeu, em Bragança, anteontem, durante o I Curso de Direito e Interioridade organizado em Trás-os-Montes, por aquela instituição de ensino, que o referido Fundo devia olhar para as regiões de forma diferenciada. "Porque são situações de interioridade diferentes, algumas estão já quase irrecuperáveis, como o Baixo Alentejo interior, e é preciso fazer a avaliação das medidas que já foram aprovadas, se serviram para alguma coisa, por exemplo se o desagravamento do IRC- Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas foi suficiente", explicou. Marcelo Rebelo de Sousa disse que é fundamental que se faça saber no Litoral o que se passa no Interior profundo, porque há falta de informação. "As pessoas nas áreas metropolitanas não têm noção do que se passa nas outras regiões, não sabem os problemas que há para fazer 20 ou 30 km numa zona montanhosa", referiu.
O professor prevê que a criação de uma única região no Norte, se a Regionalização avançar, pode ser um "problema" para Trás-os-Montes porque "o centro de poder dessa região fica no Litoral, no Porto, ou distribuído entre as áreas metropolitanas de Porto e Braga".
Marcelo Rebelo de Sousa teme ainda que a lógica de encerramento de cursos superiores pouco frequentados possa prejudicar os centros universitários e politécnicos do Interior. "Isso é preocupante", afirmou. JN

4 comentários:

Unknown disse...

É preciso distinguir o que uma pessoa, tão hábil e inteligente(muito próxima de Maquiavel)como Marcelo, pensa no seu íntimo e aquilo que acha correcto politicamente em cada momento dizer.
Uma qualquer reorganização mexe com o que está estabelecido e é sempre preferível politicamente fazer acreditar que tudo pode ficar igual ou regressar às glórias passadas.
JLM

Anónimo disse...

O maior problema do professor MRS é convencer-se que a partir do banho no Tejo, já lá vão uns anos, se purificou para comentador sem pecado, como que não tivesse sido um político igual a tantos e tantos outros.
Porque raio hei-de (havemos)pensar ou querer que este homem é um iluminado apesar de tanta demagogia?
Claro que não somos parvos nenhuns, mas ele julga que sim!
Parece-me, salvo o devido respeito, que o baixinho (Dr. Vitorino) não lhe tem, nem susto, a respeito de política e mesmo inteligência académica!

Anónimo disse...

Também me parece que o Prof. Marcelo é, como diz JLM, um HÀBIL...político, comentador, etc., embora me pareça também que deva ser um bom professor, principalmente porque tem retórica que chegue...para os seus alunos.

Anónimo disse...

Onde vai Marcelo arranjar o dinheiro do Fundo? Para quem? Para os professores sem alunos,para os funcionários sem clientes? Para pagar os funerais dos velhos que morrem? Para o artesanato dos alunos desempregados formados pela ex-cooperativa? Para a gente nova que debanda? Para os imigrantes? Para os ciganos? Para as empresas como as da água?