segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Vila Flor é o primeiro concelho a servir de cenário na telenovela da TVI

Mirandela, Macedo de Cavaleiros (Azibo e Vale Pradinhos), Carrazeda de Ansiães, Alfândega da Fé (Estalagem Senhora das Neves) e Torre de Moncorvo serão os cenários de boa parte das cenas da nova telenovela da TVI que deverá ir para o ar em Março e terá 220 episódios. Mas o primeiro local de filmagens na região foi Vilas Flor, onde as gravações de "A Outra" - nome provisório dado à telenovela - criou um grande impacto.
Para além da procura por figurantes, os vila florenses foram surpreendidos por caras bem conhecidas dos ecrãs das televisões. E ter ali tão perto um actor conhecido, é algo que levou à mudança da rotina de muita gente. Em especial de jovens, que no dia da visita do Jornal Terra Quente ao local das gravações - em pleno centro histórico da vila - assistiam atentos às várias cenas gravadas.
A telenovela será filmada em outros locais (decors) da zona de Lisboa, e mesmo Moçambique. Mas na região da Terra Quente mais Torre de Moncorvo, as autarquias vão disponibilizar a logística necessária às filmagens e acomodação de actores e equipa de filmagens. A título de exemplo, enquanto gravaram na semana de 15 a 18 de Janeiro os actores pernoitaram no Hotel D. Dinis, comeram numa habitação pertencente à Câmara de Vila Flor, a comida confeccionada por uma funcionária da autarquia. Um funcionário camarário destacado para ir buscar e levar alguns actores ao Porto entra também na telenovela como... motorista.
As gravações vão decorrer na região em média uma semana por mês e quando as cenas transmontanas começarem a ser vistas por milhares de portugueses espera-se o natural retorno económico, um pouco como aconteceu com os Açores, depois da rodagem de "Ilha dos Amores". Os cerca de seis meses de gravação de "A Outra" garantem desde já um maior volume de negócio para cafés, restaurantes e unidades de alojamento, com a estada das equipas de filmagem e actores.
A família principal do enredo da nova telenovela da noite da TVI será de Vila Flor. E o patriarca dessa família vai ser desempenhado por João Perry. Do elenco da história criada pelo também transmontano Tozé Martinho fazem ainda parte Rita Pereira, Diogo Amaral, Margarida Vila-Nova, Andreia Dinis, Isaac Alfaiate, Sónia Brazão, Filomena Cautela e Maria João Luís. Para além destes, será ainda possível ver Nuno Homem de Sá e Joaquim Nicolau, entrevistados pelo Jornal Terra Quente.

Sem comentários: