sábado, 23 de fevereiro de 2008

Câmaras sem pessoal qualificado

Dos 3230 funcionários que trabalham nas autarquias da região do Douro apenas 8% têm qualificação superior, sendo que 72% fazem parte do pessoal operário e auxiliar.
Uma realidade que os responsáveis querem ver alterada, recorrendo a um plano de formação dos recursos humanos, acompanhado de uma forte aposta na modernização da administração local, que vai ter o apoio do Quadro de Referência Estratégica Nacional.
Ontem, na cidade de Peso da Régua foi assinado um protocolo entre 23 autarquias (Vale do Douro Norte, Vale do Douro Sul, Vale do Douro Superior e Terra Quente, e ainda Mogadouro e Miranda do Douro), a Comissão de Coordenação da Região Norte/Missão do Douro, a Direcção-Geral da Administração Local e a Agência Nacional para a Qualificação, que visa responder a esta lacuna.
Segundo Paulo Mauritti, subdirector-geral da Direcção-Geral das Administração Local, " todos os trabalhadores das autarquias podem ter acesso a esta formação. Ou seja, podemos estar a falar de uma taxa de incidência de 100%, porque uns podem qualificar-se ao nível do 9.º ano, outros do 12.º, e assim sucessivamente", referiu.
Recorde-se que um programa idêntico foi já lançado para o sector privado, no qual se pretendem qualificar oito mil pessoas até finais de 2009.
Eduardo Cabrita, secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, presidiu à assinatura do protocolo e lembrou que "foram aprovados mil estágios para apoiar a administração local, aos quais concorreram 76 dos 86 municípios da Região Norte. Este programa destina-se apenas às autarquias desta região, do Centro e do Alentejo, ou seja as chamadas regiões de convergência". JN

Sem comentários: