domingo, 10 de fevereiro de 2008

Ecologistas apontam gravíssimos impactos ambientais

Verdes querem que Governo reabra discussão sobre plano de barragens

O Partido Ecologista “Os Verdes” quer que o Governo reabra a discussão sobre o Plano Nacional de Barragens, concluído pelo Executivo em Dezembro passado. O plano, que envolve a construção de dez novas barragens hidroeléctricas, foi apresentado em Outurbo passado, esteve em consulta pública durante um mês e sofreu algumas alterações posteriores.
Mas foi hoje criticado pelos partidos da oposição na Assembleia da República, num debate de urgência requerido por “Os Verdes”. “Por mais que o Governo tente pintar este programa de barragens de verde, não consegue escamotear os seus gravíssimos impactos ambientais, culturais e patrimoniais, sociais e económicos”, disse a deputada Heloísa Apolónia, de “Os Verdes”.
Heloísa Apolónia apelou ao Governo “para que repondere todo este processo” e “permita o aprofundamento dos estudos e da consulta pública, em nome do desenvolvimento sustentável”.O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, disse que a construção de qualquer barragem tem impactos negativos. Mas afirmou que o plano teve uma forte ponderação ambiental, que afastou 15 localizações, deixando um leque de dez possíveis. “Infelizmente, o país precisa de mais barragens”, disse Humberto Rosa.
O Governo argumenta que as novas barragens são necessárias para produzir electricidade renovável e maximizar o aproveitamento da energia eólica. Público
Colaboração: Mário Carvalho

Sem comentários: