segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Daqui e dali... Xavier

Oposição e blogs!

Indubitavelmente, os blogs marcam a cena política em muitos concelhos. Carrazeda de Ansiães não foge à regra.
Dos vários blogs existentes, dois deles destacam-se pela oportunidade de intervenção nos mais diversos temas da actualidade de Carrazeda de Ansiães.
Mas, curioso e ao mesmo tempo preocupante, os blogs tornam-se mais importantes do que a própria oposição oficial e institucionalizada.
Perante um poder autárquico cheio de fragilidades, de pontos fracos, de arrogância, de falhas de programação, de falhas de execução e de gestão, temos uma oposição absolutamente frouxa, inofensiva como um passarinho no meio de uma jaula de leões.
O poder interventivo dos blogs tem-se revelado num crescendo de informação e de lugares de opinião. Quanto mais este poder se revela, maior se torna o fosso que separa a oposição autárquica de uma verdadeira representação da vontade popular que neles (vereadores da oposição) depositou a sua confiança para fiscalizar a trágica política autárquica do executivo de Carrazeda de Ansiães.
A população que pretende uma mudança, que está cansada e farta de ter um Presidente ausente, de uma Câmara onde já não se sabe bem quem manda e onde se tem receio de falar e exteriorizar o pensamento de uma forma livre, não se revê nesta oposição "de passarinhos".
Em Carrazeda de Ansiães as pessoas passaram a preferir manifestar-se nos blogs. Com maior ou menor erudição, com maior ou menor sentido de oportunidade, sentem que não vale a pena perder o seu tempo com uma oposição frouxa e que demonstra uma perda de interesse cada vez maior nos problemas crescentes da população carrazedense.
Porque com esta oposição conivente e este executivo autárquico já gasto, Carrazeda de Ansiães infelizmente não tem futuro.

Xavier

19 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem observado!!!

Anónimo disse...

Poderá surgir uma alternativa não partidária à Câmara de Carrazeda? Talvez seja o momento de reflectirmos nisso...

Anónimo disse...

Trata-se de uma visão correcta do exercício político em Carrazeda.
Vou mais longe e direi até que o problema de uma governação capaz para este concelho está mais dependente da oposição do que do executivo em funções.
O GRANDE atraso que se vive é da responsabilidade de Eugénio de Castro e compª mas começa também já a pesar na oposição PS que pura e simplesmente não existe.
Já se nota mesmo naqueles que sempre apoiaram Eugénio de Castro, cansaço, frustração e até algum arrependimento porque efectivamente as pessoas começam ( se calhar já tarde )a ver o abismo em que aquele senhor deixou cair o concelho e aqueles que aqui e noutros blog's o defendem e a forma como o fazem não deixam antever mais do que esta triste realidade.
Eu acho que é cada vez mais premente e à margem dos politicos(que nem politicos sabem ser) a intervenção de um movimento "civil" no sentido de debater ideias e propor soluções no sentido de que daqui a 10-20 anos este concelho possa subir alguns degraus na escala da prosperidade.
Estas gentes precisam de um forte abanão para acordarem do sono que lhes foi injectado.
Amigo da Terra

Anónimo disse...

Eu não concordo que a oposição do PS não exista na câmara. Ao que julgo saber,o vereador Augusto Faustino tem-se mostrado muito crítico com algumas decisões do executivo laranja, contrapondo soluções que no entanto são derrotas por estar em minoria. Também na assembleia municipal o AJS tem tido algumas boas intervenções embora devesse ser ainda mais interventivo. Parece-me que dentro de muito pouco tempo a reestruturação do PS será uma realidade tendo em vista aquilo que o bom povo de Carrazeda pretende: desenvolvimento, modernidade, o centro cívico a funcionar, um complexo desportivo funcional para prática de vários desportos, um novo polidesportivo para que os bravos rapazes do futsal tenham instalações condignas, mais e melhor urbanismo, etc. etc. Haverá mais novidades lá mais para a frente. Por isso sosseguem todos aqueles que esperam melhores dias para esta maravilhosa terra.

Um carrazedense convicto

Xavier disse...

"Espelho meu, espelho meu, haverá alguém melhor do que eu?"

Com este título poderia retratar-se a vereação da oposição PS de Carrazeda de Ansiães.

O problema é que a vereação da oposição PS passa demasiado tempo a admirar-se em qualquer espelho que encontre, esquecendo-se de olhar à volta para os problemas da população e para os abusos e desleixos do poder executivo autárquico.
Ao meu artigo anterior, o PS veio responder que está a trabalhar "pela calada" calma e seguramente.
Não estarão a "trabalhar" calmos e calados há demasiado tempo?!

Por exemplo:
O que fizeram quando arrogante e arbitrariamente o Presidente da Câmara de Carrazeda, Eugénio Castro, deu tolerância de ponto aos trabalhadores autárquicos que foram ao "beija mão" do jantar "obrigatório" de Natal, não tendo igual comportamento para com os outros trabalhadores que não estiveram para bajulações?
O que faz a oposição perante as nomeações arbitrárias de pessoal na Câmara Municipal?
NADA!

Qual a visibilidade da vossa actuação como oposição? Como e o que fazem para auscultar as preocupações da população?
Quando deixarem de olhar apenas para o umbigo ou para o espelho, quando deixarem de se comportar como se fossem a secção B da humilde e submissa comissão política concelhia do PSD, concerteza todos os carrazedenses lucrarão com isso.

Xavier

Anónimo disse...

Na terra de cegos quem tem um olho é Rei.
È claro que na nossa Terra temos um individuo que tem um olho, e dominou até agora todos os outros que por ventura tivessem algumas pretensões, oferecendo flores, esbanjando sorrisos, dando facadas, prometendo mares, dando bofetadas a que lhe retorquisse, minando terrenos que oferecia, enfim os que teriam a grande sensibilidade do tacto e poderiam fazer algo, foram-se afastando porque a maioria estava dominada, agora resta-nos esperar pela velhice e pela bengala.
já está a ser operado pelo mesmo cirurgião um olho para o seu seguidor que será colocado quando do desejo do rei.
O REI VAI NU.

Anónimo disse...

"Por exemplo:
O que fizeram quando arrogante e arbitrariamente o Presidente da Câmara de Carrazeda, Eugénio Castro, deu tolerância de ponto aos trabalhadores autárquicos que foram ao "beija mão" do jantar "obrigatório" de Natal, não tendo igual comportamento para com os outros trabalhadores que não estiveram para bajulações?
O que faz a oposição perante as nomeações arbitrárias de pessoal na Câmara Municipal?
NADA!" - Xavier

Se isto é verdade, os funcionários estão sob um clima intimidatório tal que a autocracia do executivo os abafa e os manipula no seu silêncio.

É gravíssimo ser um blogue a denunciar esta situação.

É gravíssima a posição da oposição, perante esta grave atitude do executivo, que imagino, se deva a cumplicidades que fazem a conivência destas situações.

Se isto for verdade: Coitados dos funcionários e coitados dos munícipes.


Agora digam-me: ISTO É VERDADE?!

Anónimo disse...

Xavier:
tenho lido com interesse os seus textos opinativos em relação à situação política de Carrazeda. E devo, aliás, reconhecer que se trata de comentários bem urdidos e que reflectem, no geral, a realidade. Mas digo apenas a realidade geral porque neste seu último comentário pormenorizou incorrectamente algumas situações alusivas ao papel que a oposição (PS) tem desenvolvido na câmara municipal, parecendo-me até um pouco injusto nas suas considerações. De facto, quando v. afirma que a oposição passa demasiado tempo a admirar-se ao espelho, que dizer então da actual governação laranja? Esses sim, que há mais de duas décadas têm tomado atitudes sistemáticas de narcisismo político e social, como aliás, o Xavier certamente constatará sem contestação. Relativamente àquela situação anacrónica e bizarra da tolerância de ponto aos trabalhadores autárquicos para o jantar de Natal, julgo estar em condições de o informar que na seguinte reunião de câmara, os vereadores da oposição manifestaram uma atitude enérgica de repúdio, condenando a posição assumida pelo presidente do executivo. Também em relação ao orçamento e plano de actividades para 2008, os mesmos vereadores da oposição votaram contra, tendo justificado em ACTA a razão do seu voto, alegando que seria desejável uma redução drástica das despesas da câmara que, em vez disso, as aumentou desmesuradamente, deixando o município em maus lençóis, como é do conhecimento público. Segundo ainda outras informações que obtive via telefone, pois não me encontro em Carrazeda,muitas outras votações têm sido contra, sobretudo quando a maioria PSD na câmara tenta lesar os interesses do concelho, mas também têm votado algumas vezes a favor se houver razões que o justifiquem. Quer isto dizer que o PS não é do "bota abaixo", antes tendo um comportamento correcto e responsável nas suas funções políticas, defendendo sempre os superiores interesses do concelho de Carrazeda. Por outro lado, todas as votações em reunião de câmara ficam lavradas em ACTA e são de LEITURA PÚBLICA, como deve saber. Permita-me pois, amigo Xavier, que lhe recomende primeiro uma leitura atenta dessas actas para depois estar em condições de ajuizar correctamente o trabalho desenvolvido pelos vereadores socialistas da oposição. É verdade que a comissão política concelhia do PS tem sido afectada por uma crise interna (de que nenhum partido está livre) mas estão agora, ao que sei, a dar os tais passos (lentos mas seguros) para se organizarem devidamente, fortalecidos com pessoas capazes e experientes para poderem responder a breve prazo às exigências de que este concelho tanto padece, por culpa da actual governação laranja. De resto, no essencial, estou de acordo consigo quanto à apreciação crítica que faz, pelo que o felicito. Só é pena não sabermos a sua verdadeira identidade, pois estou certo de que v. daria um excelente contributo para melhorar a péssima situação que se vive em Carrazeda.

Anónimo disse...

Volto para dizer:
Um dos grandes problemas do PS ( não do PS mas das pessoas que por ele concorrem, porque neste caso ser e até em quase todos ser PS, PSD, PP ou BMW nada significa) é que não faz o trrabalho de campo como se lhe exigia. Não é a um mês das eleições que se sai para a rua a ouvir as pessoas. Deveria ser nos quatro anos e é muito tempo, para preparar o acto eleitoral.
Convidar pessoas dos mais variados quadrantes sócio-politicos, ouvi-las e então sim apresentar um programa eleitoral baseado nestas vontades e desejos.
Na oposição politica o PS não consegue fazer passar para fora - rádio, jornais, etc. etc. - os actos até indecorosos que se passam.
Assim nunca lá chega.
Ao carrazedense convicto:
As obras que menciona não passarão de elefantes brancos (que já são)se não se apostar em projectos de desenvolvimento que tragam gente, pessoas, compreende? à terra.
Pergunto: de que lhe serve um Ferrari se não tiver gasolina para lhe meter?
1º Desvaloriza
2º Estraga-se
= Investimento mal feito!
Amigo da Terra

Anónimo disse...

Caro "amigo da terra":
Estou de acordo consigo, no essencial, principalmente quando se refere ao tempo necessário que é preciso para preparar eleições. Tem toda a razão e nisso o PS tem errado ao longo dos tempos. Mas no comentário que está escrito por cima do seu, julgo responder a algumas das suas justificadas recomendações. E como sou eu o tal "carrazedense convicto", deixe-me garantir-lhe que com o PS na câmara, os elefantes brancos, como você muito bem lhe chama, irão desaparecer para darem lugar ao desenvolvimento sustentado que o concelho de Carrazeda merece há muito tempo. Com as pessoas certas nos lugares certos, havemos de conquistar o futuro que os outros vizinhos já conquistaram. O que é preciso é perder o medo ao símbolo da "chaminé"...
Um abraço para si.

Anónimo disse...

deixem.se de promessas .. vai desaparecer o quê? .. parecem o vosso chefe que já deu cabo do país

Anónimo disse...

Qual? O Santana Lopes? Mas esse é que é o seu chefe e não meu. Por causa da incompetência desse é que este tem que tomar as medidas que toma para melhorar o país.

Anónimo disse...

primeira medida dizer mal do outro que só lá esteve tres meses tenham juízo

Anónimo disse...

Está a esquecer-se do Durão..., da Manela, do Portas etc. etc.
Amigo da Terra

Anónimo disse...

do guterres do cavaco do soares do otelo do marcelo do salazar do arriaga do d carlos do afonso henriques

a culpa é sempre dos outros e você que é que faz no meio desta porcaria toda? Desvia-se?

Anónimo disse...

Não.
Tenho-os aturado!
Não tenho outro remédio, ou teria...

Anónimo disse...

O problema não está numa questão de culpa. Culpa temos todos nós.O que é preciso é encontrar saída para os problemas actuais.Não vamos perder o tempo a julgar os outros.Já foi perdido tempo com as asneiras feitas e, agora, vamos perdê-lo a arranjar culpados? Sobrará tempo para tentar encontrar as soluções que se impõem?

Anónimo disse...

Sim, a culpa esteve e está em todos nós.
Principalmente Cavaco, Guterres , Durão, o que soma quase duas décadas de governação, governaram ao sabor e gosto das populações. O facilitismo e o adiar consecutivo de reformas que há 20 anos serviriam para preparar os dias de hoje, não foram feitas. Por mêdo, falta de coragem ou por interesses eleitorais.
Hoje levamos com elas todos os dias.
Sócrates quer fazer em quatro anos o que outros não tiveram coragem de fazer em 20! É também a hora da redenção de Cavaco ao anuir e concordar com elas com um reparo ou outro mas que não engana a sua concordância.
Como tal, uns são culpados, outros redimem-se e para já há um que não quer ser culpado amanhã.
Goste-se ou não.

Amigo da Terra

Anónimo disse...

ó ó ó amigo da terra e acredita mesmo nisso?
ele até pode ter boa vontade mas não sabe mais e acaba por rebentar com tudo

é como aqueles engenheiros que têm boa vontade mas não sabem nada ou tiram os cursos na cama e depois nem os postes poem direitos