quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Canoístas no Tua contra barragem

Cerca de três dezenas de canoístas de todo o país concentraram-se ontem no Tua para divulgar o potencial do rio transmontano para a prática da canoagem em águas bravas e protestar contra a construção de uma barragem. "Pretendemos alertar para a importância que este rio tem na política do Turismo desta região", explicou Leonel Castro, da organização. O rio Tua é "dos poucos rios em Portugal que permite a prática de Águas Bravas durante todo o ano, sendo uma excelente oportunidade de negócio para as empresas de descidas em rafting que ainda não está explorada", acrescentou. O grupo fez a descida entre Brunheda e a foz do Tua, zona conhecida como "garganta do Tua" e, segundo Leonel Castro, "um dos percursos mais espectaculares do país".
"O Tua oferece um serviço fantástico o comboio", disse. O comboio da Linha do Tua, "além de proporcionar paisagens fantásticas, facilita-nos a logística, uma vez que nos permite deslocar da foz até Brunheda", acrescentou. "Este percurso tem sido um dos eleitos dos canoístas estrangeiros", frisou, referindo que é frequente a passagem por aquele local de canoístas irlandeses, russos, espanhóis, suíços, franceses e noruegueses. Leonel Castro apela, por isso, às autoridades para "repensarem" a questão da construção da barragem na zona. JN

2 comentários:

Anónimo disse...

Que pena só agora ter surgido tanta preocupação com o Rio Tua... com a Linha do Tua... com as Termas de S. Lourenço... com a paisagem...!!
Pois bem... A recuperação das Termas nunca foi uma realidade... A Linha do Tua sempre foi um percurso secundário... o Rio Tua nunca foi palco de grandes desfiles de canoas... A Paisagem... bom, a paisagem vai permanecer eternamente... aliás, como permanece a beleza da paisagem do Rio Douro... e com tantas barragens ! AH... e como é bom a energia eléctrica iluminar e aquecer a nossa vida!!!

Anónimo disse...

A preocupação com o Rio Tua sempre existiu. Assim como existiram promessas reforçadas com palavras de honra e juramentos em relação às termas de S. Lourenço da parte do presidente da cãmara da Carrazeda nas vésperas das eleições só para ganhar votos. Se ele tivesse cumprido essas promessas, nunca se falaria da barragem. Se eu fosse do Pombal, nas próximas eleições dava o troco ao vosso presidente por vos ter enganado tantas vezes e ir ser o carrasco da vossa freguesia para sempre. Continuaile a fazer festas e a dar merendas. Ele até se ri de vós todos.