quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Secretária de Estado admite fim da Linha do Tua

A secretária de Estado dos Transportes admitiu ontem publicamente que a construção da barragem do Tua vai por fim à linha ferroviária. Ana Paula Vitorino aconselha mesmo mesmo a REFER e a CP a encontrarem um sistema de transportes alternativos. RBA

4 comentários:

Anónimo disse...

Parece que tudo caminha inexoravelmente para a construção da barragem. Tomando isto como um dado, há que pensar em optimizar esta solução em todas as suas vertentes.

mario carvalho disse...

José Silvano diz que prefere que a circulação seja retomada de imediato

in JN 17 01 2008


CP debate futuro da Linha do Tua


José Silvano, presidente da câmara de Mirandela e administrador do Metro, vai reunir com a Administração da CP, na terça-feira, para decidir se vale a pena reabrir o troço acidentado face às restrições impostas pelo LNEC e também pelas consequências da construção da barragem na foz do rio Tua.

Recorde-se que o troço, que liga Mirandela ao Tua e à Linha do Douro, está encerrado desde Fevereiro do ano passado, altura em que se deu o acidente com uma automotora, que resultou na morte de três pessoas.

Foram feitas intervenções ao nível da segurança da via, que custaram cerca de 100 mil euros, mas, apesar dos trabalhos de consolidação do troço já estarem prontos há mais de três meses, ainda não foi reaberto, porque o LNEC impôs algumas restrições. Tudo indica que a CP vai confrontar o autarca com o facto de, por motivos de segurança, num troço de 60 quilómetros as composições só vão poder circular a velocidade reduzida, de forma a poder parar a qualquer altura.

Perante este cenário, a viagem entre Mirandela e o Tua, que, em circunstâncias normais demora cerca de hora e meia, passaria a ser feita em mais de duas horas. José Silvano diz que prefere aceitar que a circulação "seja retomada de imediato", aproveitando os anos que demora a construção da barragem, "para que o percurso seja utilizado pelos cerca de 20 mil turistas que anualmente viajam na linha e que não se importam da velocidade do comboio".

Entretanto, o autarca diz que a secretária de Estado dos Transportes "acordou tarde de mais para a realidade do encerramento da Linha do Tua". José Silvano reage assim às declarações de Ana Paula Vitorino que admitiu, anteontem, que a construção da barragem poderá levar ao encerramento da linha ferroviária que serve a região e que, a ser assim, o Governo, Refer e CP terão de pensar num sistema de transportes alternativos para servir a região. Fernando Pires

mario carvalho disse...

Jornal Publico


Não está absolutamente decidido se a linha do Tua ficará submersa", afirmou Ana Paula Vitorino


A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, admitiu hoje que a construção da Barragem projectada para o rio Tua poderá levar ao encerramento da linha ferroviária que serve aquela região.

O concurso para a construção da barragem, projectada para a zona onde o Tua desagua no rio Douro, está prestes a ser lançado e os estudos prévios já foram alvo de discussão pública.

Esses estudos confirmam que, independentemente da cota que vier a ser decidida depois de feita a avaliação ambiental, os últimos quilómetros da linha do Tua ficarão submersos.

"Não está absolutamente decidido se a linha do Tua ficará submersa", afirmou Ana Paula Vitorino, em declarações à margem da cerimónia de tomada de posse do novo presidente da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM).

De acordo com a governante, o encerramento da linha ferroviária "depende da localização exacta da barragem, da cota da barragem, que ainda não estão definidos".

No entanto, Ana Paula Vitorino admite que a existência de "uma linha ferroviária e uma barragem, ambas com interesse do ponto de vista ambiental e económico", poderão "ser conflituantes", ainda que os "benefícios sociais da construção de uma barragem serão superiores", uma vez que "a linha do Tua tem níveis de procura de poucas dezenas de passageiros por dia".

Neste sentido, e caso a opção seja o encerramento da linha ferroviária, o Governo, a Refer e a CP "terão de pensar num sistema de transportes alternativos" para servir a região.

Anónimo disse...

Pois, a linha do tua tem " níveis de procura de dezenas de passageiros por dia" porque, infelizmente,nenhum governo tem mostrado interesse em promover o real desenvolvimento desta região.
Porque indemniza a região do Oeste por nãp ser construído o aeroporto e não investe a sério no turismo desta região, única alavanca capaz de promover o seu desenvolvimento?
Faça asério, protocolos com a CM
invista a sério nas vias de comunicação...a barragem não traz nada para o Concelho.Mas como está , tb não serve.