quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Linha do Tua reabre na próxima semana

A linha do Tua reabre na próxima semana ao tráfego ferroviário, entre Brunheda e Foz-Tua, quase um ano depois do acidente que matou três pessoas no dia 12 de Fevereiro de 2007.
A decisão foi tomada durante uma reunião em Lisboa, que reuniu o presidente do Metro de Mirandela, José Silvano, e a administração da CP.
O próprio José Silvano anunciou a decisão, sublinhando que “vão ser respeitadas as condições impostas pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)” e que obrigam a que, em certos troços, os mais perigosos, a circulação seja efectuada em “marcha à vista, ou seja com uma velocidade muito reduzida, de modo a permitir parar a carruagem a qualquer momento em caso de perigo.
A nós também nos interessa que as viagens sejam feitas em segurança”, notou o presidente mirandelense, que sublinha a importância turística da via.
O autarca de Mirandela mostrou-se satisfeito com o recomeço das ligações ferroviárias entre Mirandela e Foz Tua, mas promete “contestar no lugar próprio” a decisão do LNEC sobre a circulação em marcha à vista, pois aumenta em mais de meia hora a duração da viagem. “A própria CP vai rever o processo”, disse.
No retomar das ligações haverá duas viagens da parte da manhã, no sentido Mirandela-Tua, para que os passageiros possam apanhar o comboio na linha do Douro e outras duas ao fim do dia, no sentido inverso.
Em termos turísticos, “todos os operadores que queiram utilizar a linha do Tua vão ter preferência e fazer a viagem a qualquer hora desde que requisitada com tempo”, disse José Silvano.
O autarca desafia ainda os seus homólogos de Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Murça e Alijó a, independentemente da posição em relação à construção da barragem do Tua, “a unir-se todos à Câmara de Mirandela para se fazer um grande projecto de promoção do turismo no vale do Tua bem como da própria linha”.

Rádio Ansiães/Eduardo Pinto

1 comentário:

J.Pinto disse...

...Mais de 3 meses após o fim das obras de reforço da segurança, quase um ano após o sinistro.
Em comparação, esta linha demorou 2 anos a ser construída e foi inaugurada em 1887.
FINALMENTE!
Já não era sem tempo!