terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Só nasceram 400 bebés em 2007

A direcção regional de Bragança do PCP acredita que a maternidade de Bragança está em risco de encerrar, face ao reduzido número de partos que ali são realizados. Segundo dados fornecidos por José Brinquete, daquele partido, em 2007 nasceram cerca de 400 bebés, um número que está muito aquém do rácio dos 1500 partos anuais que estão definidos para que uma sala de partos seja considerada viável. "O que não corresponde sequer ao somatório dos partos realizados anteriormente pelas duas maternidades do distrito, Bragança e Mirandela, cerca de 900" afirmou.
Em 2005 nasceram perto de 900 crianças no distrito de Bragança (maternidades de Mirandela e Bragança). Um valor que caiu para pouco mais de 600 em 2006, ano que em cerca de 120 mulheres preferiram dar à luz em Vila Real. No ano anterior tinham sido cerca de 50 a deslocarem-se para o distrito vizinho. A maternidade de Mirandela encerrou a 11 de Setembro de 2006, apesar dos múltiplos protestos da população.
José Brinquete disse ainda que o distrito tem condições que justifiquem a existência de duas maternidades, o que se prova pela instalação do sector privado que quer abrir maternidades não só em Mirandela, mas também em Chaves e Lamego. "Eles não são suicidas fazem estudos de mercado, sabem que é possível" frisou o dirigente comunista. JN

Sem comentários: