quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Movimento Cívico pela Linha do Tua - Comunicado

O Movimento Cívico pela Linha do Tua congratula-se com a reabertura da Linha do Tua, interrompida desde o fatídico acidente ocorrido em 12 de Fevereiro de 2007.

Decorridos 11 meses após o acidente e 3 meses após a conclusão das obras de reparação da via, o MCLT felicita todos os envolvidos na defesa da preservação da Linha do Tua, em particular o Presidente da Câmara Municipal de Mirandela e Os Verdes, pela capacidade de luta e coerência politica exemplares, valores muito ignorados por outros responsáveis governamentais.

O MCLT vê com preocupação a falta de estratégia e cooperação politica entre os autarcas da região e a falta de visão no que toca à defesa e preservação do património natural e ferroviário existente na região, com características únicas no país e no Mundo, para além do que é ou não desenvolvimento sustentável a nível social e ambiental. Lembramos que a Linha do Tua é considerada uma das mais belas linhas-férreas da Europa, com especial reconhecimento em vários países comunitários. Esperamos pois que este seja um momento de reflexão para todos os que tendo a capacidade de decidir, se devem preocupar com o futuro da região e de quem lá vive.

Com a reabertura da Linha do Tua e com a possibilidade da abertura ao turismo, o MCLT gostaria de ver utilizado em futuras viagens material histórico da CP, nomeadamente as carruagens Napolitanas e o Histórico de Via Estreita, evitando assim a degradação e esquecimento a que está votado em algumas estações ferroviárias.

Na sequência dos imensos contactos e mensagens de apoio que temos vindo a receber, informamos que o MCLT continuará a defender a preservação e dinamização da Linha do Tua e de toda a região envolvente, para um desenvolvimento local e sustentável mais justo, desde o Tua até Bragança. www.linhadotua.net

Sem comentários: