terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Ex-vereadora Olímpia Candeias na Assembleia da República

Olímpia Candeias vai substituir Duarte Lima na Assembleia da República. A ex-vereadora da cultura na câmara de Carrazeda de Ansiães era a número quatro da lista do PSD de Bragança nas últimas eleições legislativas.

Duarte Lima, que foi cabeça de lista pelo partido, pediu suspensão do mandato, no mínimo, por 50 dias.

As razões do pedido não foram esclarecidas, mas a ex-vereadora de Carrazeda, quarta da lista candidata nas eleições legislativas de 2005, vai assumir o cargo depois do terceiro, João Henriques, não ter aceite substituir Duarte Lima por actualmente ocupar o cargo de vereador na Câmara de Mogadouro.

Assim sendo, Olímpia Candeias vai ser a nova deputada do PSD na Assembleia da República pelo distrito de Bragança. A número quatro da lista toma posse amanhã entendendo que "alguém tinha de assegurar" o lugar.

Olímpia Candeias acrescenta que para já vai inteirar-se do funcionamento daquele órgão para depois começar a intervir pelo distrito.

Professora de Português e Francês na escola EB 2/3+S em Carrazeda de Ansiães, Olímpia Candeias vai ter de abandonar o ensino temporariamente, mas garante que já planificou algumas aulas que vão ser dadas por colegas.

A ex-vereadora junta-se amanhã a Adão Silva, o outro representante do distrito de Bragança na Assembleia da República.

23 comentários:

Anónimo disse...

Aqui no burgo, neste povoado despovoado não aproveitamos os bons´só os mediocres se safam.A Câmara municipal e o concelho perderam muito com a saída de Olimpia Candeias, mas pode ser que ainda vá a tempo de fazer alguma coisa por nós. Parabens Professora para a frente é que é o caminho e vá pensando na Presidência deste concelho porque o nosso estudante já é finito.

Anónimo disse...

Agora é que bai ser lá pra Lisboa. Que rica bidinha tamém eu a queria. Mas tem razão este anónimo. Tamém acho que este presidente já á munto que deu o que tinha a dar. Ele não liga nada à nossa terra. É uma vergonha.

Anónimo disse...

em qué que a doutora olimpia era boa? a ensinar, na biblioteca da escola, punhamoslhe duvidas e nao sabia nada da materia. a setora saozinha ribeiro è bem mais simples e explica bem mais fixe.

Anónimo disse...

A número quatro da lista toma posse amanhã entendendo que "alguém tinha de assegurar" o lugar. É este o mérito de que falam? Parece mais uma fuga à avaliação na Escola que isto agora vai ser a doer... Segundo falam os jornais.

Anónimo disse...

A doutora Olimpia fez muito pelo concelho: 20 exposiçoes de Helder Carvalho: 50 de Paulo Moura: 100 feiras do livro com os livros do Gil: 500 com os da Otíla Lage. E nenhuma proposta para comprarem o livro de mágoas dela! Foi mesmo uma altruista.
L. B.

Anónimo disse...

Que grande aldrabice esta LB disse.Bêsse logo que tamém é larranjinha e tem comido do mesmo tacho da camara.

Anónimo disse...

A(O) L.B. está muito mal informada(o).
Quando ela lançou o livro e as ditas "mágoas", nem sequer era vereadora...
Que vos valha Deus qué quem pode!

Anónimo disse...

Estes anonimos nao entendem as ironias. Claro que nao fez exposiçao nenhuma, nem promolveu livro nenhum. A estes tem que se dizer tudo timtim por timtim.Ao primeiro anonimo que pra deitar abaixo o presidente têm que branquear a nulidade da dita cuja, e este ultimo anonimo que parece negar o que eu disse preguntem ao profes. ricardo que era da oposiçao na altura se a dôtora nao levou a reuniao da camra para a camra pagar uma nova ediçao do seu livro. Informemse e dpois falem!
L. B.

Anónimo disse...

Será que o Presidente foi a Lisboa à tomada de posse da eis vereadora?

Valha-me Santa Águeda e a N. Srª das Candeias!

Anónimo disse...

A competência da setora Olímpia está à bista: vai ocupar um cargo e preparou-se tanto que ainda vai ver como funciona; como apenas tem 50 dias de mandato, pode ser queos aproveite para saber alguma coisa sobo concelho eo distrito. Entretanto, também pode organizar visitas de estudo dos lares dos veilhos à Assembleia. Já agora gostva de ouvir opinião de JLM e a VAV, como dois intelequetuais, que comentem a noticia. beijinhos. rechel

Anónimo disse...

É muito cedo prá doutora deitar foguetes mas tamém para ser julgada em Lisboa pelo que fez a favor da 3ª idade e não fez pelos jovens, no concelho. Diz que nada sabe e que em 50 dias vai salvar o mundo. Veremos. Cá estaremos no fim, para ver se chegou sequer a intervir ( e a dar razão aos da 3ª idade ) ou se entra muda e sai calada ( e a dar razão aos jovens ), engolida pela máquina.
laranjinha

Anónimo disse...

Que hei-de eu dizer, humilde intelectual de pacotilha, acerca da drª? Que me pareceu ter presença em frente ao público, o que não é pouco. Pareceu-me sociável e educada. Se foi uma boa vereadora, não sei, porque andava por outras bandas e praticamente não a conheci como autarca.

Anónimo disse...

A inveja é um mal medonho!!!
Digam-me que iniciativas culturais, em condições, tivemos desde a sua saída?! Olhem eu ca n me lembro de quase nenhuma, pq foram e são tão poucas... que nem deixam espaço para lembrança.
Parabéns à Dra. Olimpia, pessoa que luta e continua a lutar. Tomaram muitos ser como ela!!! Culta e boa falante.
Boa sorte.

MR

Anónimo disse...

E mais... Aprendam a escrever... Pq pelos vistos alguns dos comentários têm tantos erros... que nossa senhora são de bradar aos céus. Para se aprender alguma coisa, os professores têm de ser exigentes, os fixes n interessam a ninguém, por isso é melhor ser-se exigente e sair da escola com conhecimentos a ser inculto e "burro" sem saber escrever. Cultivem-se e aprendam alguma coisa, pq até para criticar é obrigatório saber escrever, e têm de saber mais do que o criticado! Atenção, n falo por todos os que comentam, apenas alguns. A quem servir a "carapuça" que a coloque!

MR

Anónimo disse...

Para quem conhece o empenho da Senhora, para quem compreende a sua cultura - a sua passagem pelo pelouro de Câmara de Carrazeda foi um facto, não é de admirar ir desempenhar tais funções.
Fez muito por Carrazeda. Só espero que os 50 dias se transforme em meses para assim conseguir descobrir e combater os males de Trás-os-Montes.
Parabéns a esta grande SENHORA.

Anónimo disse...

Parabéns à Dr.a Olímpia Candeias!
Desejo-lhe um bom trabalho e que não volte a encontrar «empecilhos» ao seu trabalho!

Anónimo disse...

Estou a mesmo a ver que o embecilho foi o Presidente Eugénio, mais uma vez!
Mas devem compreender também que um Presidente de Câmara não pode, nem deve, deixar-se ultrapassar por um vereador, neste caso por uma vereadora que bem cedo soube interiorizar que ela é que era Drª e não ele.
Quando se viu à frente de um pelouro que até lhe foi atribuído pelo dito Eugénio e descobriu que com uns tostões a malbaratar poderia rodear-se de Associações, de Clubes, de Instituições para idosos, etc. onde não era preciso "botar" grande faladura para ser considerada bem falante, convenceu-se que podia começar a pensar numa eleição principal.
Foi isto que a tramou, embora muita gente não queira dizer isto abertamente.
Porque razão apareceu depois um executivo tão delirante?
É que dali (daqui) não pode sair ninguém com capacidade que era reconhecida à Drª Olímpia Candeias.
Reconheçamos isso!
No entanto devemos considerar que a Drª em causa se fosse comedida, bem poderia ser útil ao concelho pelo menos nas vertentes sociais, como passeios, almoços aos jovens e idosos e até uma outra representação distrital.
Agora na Ass. da Rep.não se pode exigir à Senhora que vá já para uma Comissão Parlamentar botar faladura e muito menos na AR propriamente dita.
Se vier a ter tempo para isso, vai ter de se (re)licenciar.
De todo o modo e pelo pouco tempo que em princípio ali vai estar, não sei se vale a pena deixar o marido sozinho.
Mas, são os custos destas coisas!
É a vida!

Anónimo disse...

AJS disse... no pensar-ansiaes:
(...) Também temos Escultores, Escritores, de renome internacional até, mas que não são aproveitados pelo poder instituido. Pelo contrário nos concelhos vizinhos aproveitam ao máximo os seus artistas. Veja-se por exemplo a pintora Graça Morais em Vila Flor, o escritor Modesto Navarro...Por mais caricato que pareça temos mais obras dos nossos artistas noutros concelhos do que temos no nosso. Mas isso, sabemos bem a quem compete. No caso da Dra Edite Estrela, tive conhecimento pessoal, há já alguns anos, em que ela ofereceu os seus préstimos para o bem do seu concelho e essa ajuda foi pura e simplesmente rejeitada pelo presidente da altura (não o actual). Enfim !

vitorino almeida ventura disse...

Não era minha intenção intervir, apesar de interpelado por uma das comentadoras, porque acho que não é hora nem lugar de emitir qualquer opinião sobre a notícia em fundo. A doutora Olímpia ainda nem começou a exercer as novas funções e já tem cerca de 18 julgamentos feitos!...

Nessa matéria antes da ordem do dia, faz hora apenas de a cumprimentar e de lhe transmitir os votos de que tenha sucesso na missão a que se propôs. Não vou aqui, portanto, voltar a aduzir toda a minha ideia sobre (e mais do que a minha, de pessoas bem mais significativas do que eu, como as dos saudosos dr. Morais e dr. Lobo) sobre o seu trabalho na Câmara de Carrazeda, a qual não mudou nem uma vírgula — e a partir daí emitir futurologia —, até porque acho que tem bem mais qualidades parlamentares do que executivas.

Estou aqui porque acho que, respeitando todas as intervenções, poucas são as que não têm um fundo de bota-abaixo. Mesmo as que são em favor da d.ra Olímpia, umas são-no apenas como um fundamento mais para atacar o Presidente da Câmara (mas se a d.ra Olímpia aí estivesse vereadora, seriam os primeiros a censurá-la), outras são-no para arrasar o trabalho da sua sucessora (d.ra Fernanda Natália), com alegações genéricas de que não houve mais mundo (da cultura) para lá da d.ra Olímpia. Ora,

foi este ataque ao trabalho da d.ra Fernanda Natália que me fez vir aqui. Para mim, a d.ra Fernanda Natália foi a melhor vereadora da Cultura, desde que me lembro, que passou por Carrazeda de Ansiães. Estudou, leu os dossiês, inteirou-se dos livros, das obras plásticas, e deu como ninguém atenção aos autores e aos jovens, como motor de desenvolvimento dessa Terra. Mas, mais do que a minha insignificante opinião, perguntem: ao Paulo Moura, ao Fernando Gouveia, ao Hélder Carvalho, ao Hélder Rodrigues, ao Gilberto Pinto, ao Fernando Figueiredo, ao JM Sampaio, à Otília Lage, à Alzira Lima, etc., quem (mais) se interessou pelas suas obras ou pelo seu trabalho. Perguntem à Associação de Estudantes da Escola Secundária. Perguntem a quem o ano passado concorreu ao Concurso de Poesia Livre, se não foi melhor do que os Encontros anteriores. Acho que é completamente injusto elogiarem (mesmo que assim o entendam) uma pessoa, apagando completamente o empenho de outra. Mesmo que gostem mais do estilo mediático de Santana Lopes, no feminino, do que o de Cavaco Silva [para manter as coisas bem dentro do PSD], acho que devem à d.ra Natália uma avaliação mais justa. Quanto ao mais,

repito, é hora apenas de cumprimentar a d.ra Olímpia e de lhe transmitir os votos de que tenha sucesso na missão a que se propôs.

Vitorino Almeida Ventura

Post Scriptum 1: O ano passado, ainda estava em funções a d.ra Natália, na Feira do Livro, esteve o poeta brigantino Fernando Branco, lembram-se? Ninguém o conhecia. Ganhou o Prémio de Poesia da revista Cosmorama, um dos maiores prémios do país, no final de 2007.
Post Scriptum 2: A d.ra Fernanda Natália tinha mostrado também interesse em fazer uma exposição com Valter Hugo Mãe, editor, poeta, romancista, artista plástico. Ora, no final de 2007, ganhou o Prémio de Romance José Saramago. Outro exemplo da abertura e da visão da d.ra Natália, tão aberta a descobrir novos talentos, agora nomes nacionais nas artes e letras.

Anónimo disse...

Penso q ninguém pôs em causa a anterior vereadora. Apenas se deu a entender que houve poucas ideias novas!

Anónimo disse...

A inveja é umá doença terrível e que ataca sobretudo os mais pequeninos...já perceberam que assim nunca chegaremos a lado nenhum?
Quanto à ex.vereadora concerteza que não agradou atodos nem fez tudo bem, mas fez, mexeu.E se calhar não fez mais porque não a deixaram,já pensaram nisso?
E já agora, é verdade sim,que quando publicou o livro ainda não estava na c.m.
Quanto a pedir para reeditar a sua obra se isso é assim tão importante,é só consultar as propotas das reuniões de câmara.
E então não é bom termos alguém do sul do distrito na AR?Ou será que os que estão lá são todos competentes e os" nossos" só por ousarem aceitar são logo censurados?
Somos mesmo muito mesquinhos...

Anónimo disse...

Cultura... cultura... cultura... deixem-se disso ! Num Concelho com falta de tanta coisa... para quê reclamar por tantos actos culturais!?... Relativamente à Drª Olímpia, apenas posso afirmar que é uma MULHER lutadora, inteligente, responsável, amiga e que sempre abriu a porta a quem precisou dela! Enfim... um exemplo!!!

Anónimo disse...

h