terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Daqui e dali... Zaratustra

Eu sou a favor da Barragem do Tua!!!

"Numa praia há dois pescadores de caranguejos. Um Português e outro Inglês. Ambos têm um balde onde colocam os caranguejos que apanham. Mas o Inglês está numa azáfama para manter os caranguejos dentro do balde e descobriu que tinha de tapar o balde porque senão os caranguejos subiam pelo balde acima e escapavam-se. Entretanto o balde do Português continuava sem tampa, não obstante o Português continuar a pescar tanto como o Inglês.

O Inglês que estava intrigado, perguntou ao Português - Como fazes para que os caranguejos não fujam do Balde?
-Caro Inglês, (respondeu o Português), Eu só apanho caranguejos PORTUGUESES. Quando vêm algum a trepar, tratam logo de o deitar abaixo! " - Anedota

Inveja é feia.
E digo isto porque não vejo outra razão para que estes senhores contra-barragens se manifestarem senão a inveja de verem os outros conseguírem o que eles não conseguiram em mais de 30 anos.
Os contrabarragistas perderam o comboio. Apesar de ser grande e pesado, perderam o Comboio a Vapor, perderam o Comboio Vermelho e agora vão perder aquela coisa verde a que pomposamente e cosmopolitamente chamam METRO.
Ao que eu agora assisto neste e noutros Blogues, é uma autêntica anedota. Pergunto onde estavam estes senhores quando substituíram o Comboio a Vapor pelo Comboio Vermelho e seguidamente pelo Metro Verde?? Nessa altura o Vale do Tua não prestava para Turismo?
Onde estavam estes senhores? Que nessa altura não viram que lhes estava a fugir um potencial enorme e NADA fizeram para promover o Turismo. Nem sequer apresentastes um projecto credível e com prazos de execução para tal.

Como quereis que confie em vós se:
Deixastes fugir uma das maiores riquezas da nossa região. Não soubestes aproveitar toda a beleza daquele Vale, todo o potencial desportivo daquele rio, toda a fauna e flora. Nunca fizestes uma divulgação turística consistente e eficaz para a divulgação do potencial turístico do Vale do Tua. Deixastes tombar os apeadeiros e as estações. Deixastes chegar a ruínas o São Lourenço...
Onde estavam estes senhores que agora falam...falam, mas em 30 anos não fizeram nada?

Para os ambientalistas que agora vêm defender a Beleza extraordinária da Linha do Tua, eu tenho uma palavra a dizer: Defini-vos. Sêde Coerentes!
Então agora argumentais a beleza da Linha!
Que eu saiba a Linha provocou certamente uma mudança significativa no habitat dos animais que aí vivem. Caros Senhores ambientalistas. Como sabeis, os seres vivos adaptam-se! Toda a diversidade que agora defendeis só aconteceu porque os seres vivos tiveram de se adaptar. Tal como V. Ex.as tiveram de se adaptar ao ar condicionado de que agora não abdicam.
Estou certo que daqui a 100 anos, ireis defender a beleza da reserva de água do Vale do Tua.

Para o Sr. José Romão (Doutor, Fotógrafo da Natureza e contrabarragista), que neste Blogue explana muitas das razões para a não construção da Barragem: Apelo à sua lucidez. Quando fala em atentados terroristas e na eminência de cheias para as populações à beira rio. V. Ex.ª esquece-se que na cidade onde se licenciou, foi a construção da Barragem da Aguieira que o livrou das galochas.
V. Ex.ª, devia ter mais cuidado com as palavras que escreve, pois como letrado que é, tem a responsabilidade ou devia ter, de ponderar todos os aspectos, e não apenas os negativos, nos artigos que redige.
Mas V. Ex.ª está perdoado. Porque não é de cá (tal como a grande parte dos contrabarragistas) e nunca teve de calçar galochas para andar na aldeia do Tua.

Eu sou a favor da barragem.
Porque acredito que uma reserva de água e uma forma de obter energia limpa, aliada a uma exploração Turística têm vantagens sobre uma linha de Comboio.

Eu sou a favor da Barragem porque o Passado me mostrou que se não se fizer a barragem, tudo isto serão balelas que não passam de intenções. E depois do mediatismo, enferruja a linha, e tombam os projectos turísticos. Temos o exemplo de Foz-Côa.

Senhores contrabarragistas, já que perdestes o comboio, espero que consigais apanhar o barco do Turismo que o espelho de água proporcionará. Mas sinceramente, Não acredito que consigais. Senão foi a correr, não será certamente a nadar. - A não ser que por lá proliferem caranguejos Espanhóis ou Ingleses.

Zaratustra

8 comentários:

mario carvalho disse...

óptima anedota..
Fernando Rocha não faria melhor

Anónimo disse...

O texto é anedota e o "escrivão" provoca-me um triste riso.

Anónimo disse...

O artigo é um tanto contundente mas é verdade que nos obriga a reflectir sobre as duas hipóteses: linha para turismo ou barragem que também pode ser aproveitada turisticamente.
Se for construída a barragem, há movimento, empregos,produção de energia e pode haver aproveitamento turístico também.
Se não for construída,é preciso assegurar o aproveitamento turístico da linha, que se traduza em muitos visitantes, ocupação de restaurantes e hotéis e visitas guiadas, iniciativas que têm de gerar riqueza e emprego.Não interessa ter a linha e a paisagem se não contribuirem para o desenvolvimento da região. Se não se conseguir movimento e movimento que se veja, então é de longe melhor a barragem.
Quanto aos dois comentários anteriores, só quero dizer que não é com sobranceria que se defende ou contesta uma causa mas sim e sempre com argumentos, até à exaustão, se necessário.

Anónimo disse...

Miremo-nos então na barragem da Valeira...
Com todo os respeito pela opinião do Senhor jlm, devo referir que espelhos d'água na futura albufeira, vão surgir para todos os gostos, desde Castanheiro à Ribeirinha!
Espelhos de água existem no Douro e nem por isso surgiram os ditos hotéis ou visitas guiadas.
Nunca tiveram a simples visão de ramificar vias de comunicação decentes desde Carrazeda ao Douro por forma a trazer até nós o lucro turístico.
Vejam a vergonha que é a chamada ROTA DO DOURO, que qualquer dia nem consegue transitar-se nela!
Acham então agora que a nossa edilidade (com letra pequena)vai ser ela a única a obter licenciamentos turísticos, quando nunca foi capaz de erguer o hotel previsto na zona poente de Carrazeda?
Desculpem, mas aconselharei calma!
E os tubarões de Alijó, Murça, Vila Flor e Mirandela?
Vão sentar-se a ver Carrazeda passar?
Valha-os DEUS!

Anónimo disse...

Senhor jlm:
Faça o favor de se deixar de "contundências"!
Isto do discurso "politicamente correcto", em Carazeda, não leva a lado nenhum.
Estou convencido de que a sua elevada formação conduz a este seu discurso de apaziguamento, de tolerância desmedida, de boa compreensão etc., etc..
Mas enquanto assim procedermos apenas adiamos sem fim à vista, o progresso que tanto reclamamos.
Somos por isso responsáveis objectivos pela não mudança!

Anónimo disse...

Este pertinente artigo, mostra claramente a inoperância daqueles que não fizeram nada pela exploração turiscica e que agora vêm mostrar arrependimento e obtáculos à concretização de uma mais valia para toda a região.

Concordo com Zaratustra.
- Uma forma de obter energia limpa, e uma reserva de água aliada ao turismo tem vantagem sobre uma linha férrea cujo potencial turistico nunca foi devidamente explorado . Nem iria ser. Pelo menos assim nos mostram outros exemplos.

Anónimo disse...

De facto o potencial turistico nunca foi explorado como diz o Senhor JLM e aqui é que reside o verdadeiro problema, ou seja:
Nunca tivemos governantes locais com, visão futura.
Desde Presidentes de Junta a Presidentes de Câmara e foram alguns que por aqui passaram, nunca tiveram a competência de pensar bem e alto e pedir a tantos que agora se pronunciam, colaboração para discutir o concelho e o seu futuro.
Para que lhes paga o País?
Ainda hoje, depois de tudo o que se tem dito e redito, não são capazes de assumir a sua incompetência ou inabilidade para desempenhar uma tarefa a que ninguém os obrigou.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.