quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Viagem no Tua contra barragem

Uma comitiva do partido ecologista "Os Verdes" vai fazer, depois de amanhã, uma viagem na linha do Tua. Pretende alertar para as suas potencialidades turísticas e sublinhar os malefícios que a construção de uma barragem vai causar ao vale. A intenção foi declarada, ontem, pela dirigente Manuela Cunha, após uma reunião com a Administração da Refer. (...)
O partido ecologista reclamou ainda da Refer a reabertura da linha do Douro a Espanha, através da recuperação do troço Pocinho-Barca de Alva. Manuela Cunha considera que essa ligação "daria um contributo importante para a dinamização das linhas estreitas do Tua, Corgo e Tâmega".(...) JN

1 comentário:

mario carvalho disse...

Linha do Tua: "Os Verdes" querem estender ao Tua classificação do Douro Património da Humanidade
1 de Fevereiro de 2008, 18:29

Mirandela, Bragança, 01 Fev (Lusa) - O partido ecologista "Os Verdes" defendeu hoje o alargamento da classificação do Douro Património da Humanidade ao Vale do Tua para proteger esta zona da barragem que ameaça destruir uma das vias férreas estreitas mais belas do mundo.

Uma comitiva do partido quis assinalar simbolicamente a reabertura da linha, que esteve parcialmente encerrada durante quase um ano, depois do acidente de 12 de Fevereiro em que morreram três pessoas.

A linha foi oficialmente reaberta em toda a extensão de cerca de 60 quilómetros segunda-feira, dia 28, e um deputado e uma dirigente dos "Verdes" viajaram hoje do Tua até Mirandela, no início de uma deslocação de dois dias a Trás-os-Montes.

A dirigente do partido, Manuela Cunha, disse à Lusa que com esta viagem, "os Verdes" querem mostrar que a linha do Tua pode ser "mais do que uma porta, um portão aberto para Trás-os-Montes".

"Esta linha tem de facto muito potencial, nomeadamente turístico", observou o deputado ecologista José Miguel Gonçalves, que fez esta viagem pela primeira vez.

O parlamentar vai intervir no debate pedido pelos "Verdes" e agendado para sexta-feira na Assembleia da República, sobre o Plano Nacional de Barragens, em que se inclui a de Foz Tua, no Nordeste Transmontano.

O deputado realça que o partido decidiu dedicar a esta temática o agendamento potestativo a que tem direito por ano.

Para além da iniciativa parlamentar, os "Verdes" apresentaram já uma queixa à UNESCO contra as consequências que a barragem de Foz Tua terá na envolvência do Douro Património das Humidade.

O deputado José Miguel Gonçalves adiantou ainda que o partido está empenhado na defesa da integração do vale do Tua na área classificada, por forma a proteger esta zona.

"A classificação do Douro Património da Humanidade entrou para dentro do Vale do rio Corgo e isso não aconteceu no Tua que tem todas as características para ser também classificado", afirmou.

A comitiva visitará, sábado, a feira do fumeiro de Vinhais, o certame que promove há 28 anos um dos produtos mais emblemáticos do Nordeste Transmontano.

Para "os Verdes", a linha do Tua pode ser a porta de entrada para este e outros eventos da região, sobretudo se tiver uma melhor articulação coma linha do Douro e esta fizer a ligação a Espanha.

HFI.

Lusa/fim