A ligação ferroviária em toda a extensão da linha do Tua será restabelecida segunda-feira, com a partida do primeiro comboio marcada para as 10:00, anunciou hoje o presidente do metro de Mirandela.
O comboio partirá da estação de Mirandela e chegará duas horas depois ao Tua, segundo disse à Lusa José Silvano, autarca local e responsável pelo metropolitano de superfície de Mirandela, que continuará a assegurar a ligação ao serviço da CP.
Este será o primeiro comboio a fazer todo o percurso, com cerca de 60 quilómetros, desde o acidente de 12 Fevereiro, há quase um ano, em que morreram três ferroviários.
A primeira viagem destina-se apenas à comunicação social, estando posteriormente disponíveis duas ligações diárias de manhã e no final do dia para a população em geral. (...)
O comboio partirá da estação de Mirandela e chegará duas horas depois ao Tua, segundo disse à Lusa José Silvano, autarca local e responsável pelo metropolitano de superfície de Mirandela, que continuará a assegurar a ligação ao serviço da CP.
Este será o primeiro comboio a fazer todo o percurso, com cerca de 60 quilómetros, desde o acidente de 12 Fevereiro, há quase um ano, em que morreram três ferroviários.
A primeira viagem destina-se apenas à comunicação social, estando posteriormente disponíveis duas ligações diárias de manhã e no final do dia para a população em geral. (...)
A circulação é retomada em toda a linha com mais viagens e além da oferta regular, a CP continuará a promover o serviço "charter" para grupos entre Tua e Mirandela, assegurando resposta à procura turística que representa dois terços dos passageiros, segundo José Silvano.
Cerca de 20 mil pessoas viajam por ano no que resta da linha do Tua apenas para desfrutar da paisagem do vale do rio, que colocou esta ferrovia entre as linhas estreitas mais belas do mundo.
O comboio já demorava uma hora e meia a percorrer os cerca de 60 quilómetros entre o Tua e Mirandela, e a viagem será agora mais demorada com as novas limitações de velocidade.
Esta realidade não preocupa o autarca local para quem os turistas "não se importam com a velocidade a que o comboio anda, querem é desfrutar da paisagem".
Segundo disse à Lusa, diariamente menos de uma dezena de pessoas viaja neste comboio para a Linha do Douro e o Litoral.
Entre 30 a 40 habitantes da zona enchem também por dia uma carruagem nas deslocações a Mirandela para tratar de assuntos pessoais.
A CP garante que a oferta disponível a partir da próxima semana "responde às necessidades de mobilidade local e favorece-se a promoção turística da região".
A reabertura do serviço surge depois de se terem gerado receios de que este troço não reabriria mais e o restante estava também condenado ao encerramento.
A barragem projectada para a foz do rio Tua veio alimentar o fantasma do encerramento, já que, segundo os estudos prévios, independentemente da cota que vier a ser adoptada, os últimos quilómetros da linha ficarão submersos, cortando a ligação ao Douro e ao Litoral.
Para já, os responsáveis entendem que "a barragem é uma questão para tratar a montante".
Lusa/Rádio Ansiães
Cerca de 20 mil pessoas viajam por ano no que resta da linha do Tua apenas para desfrutar da paisagem do vale do rio, que colocou esta ferrovia entre as linhas estreitas mais belas do mundo.
O comboio já demorava uma hora e meia a percorrer os cerca de 60 quilómetros entre o Tua e Mirandela, e a viagem será agora mais demorada com as novas limitações de velocidade.
Esta realidade não preocupa o autarca local para quem os turistas "não se importam com a velocidade a que o comboio anda, querem é desfrutar da paisagem".
Segundo disse à Lusa, diariamente menos de uma dezena de pessoas viaja neste comboio para a Linha do Douro e o Litoral.
Entre 30 a 40 habitantes da zona enchem também por dia uma carruagem nas deslocações a Mirandela para tratar de assuntos pessoais.
A CP garante que a oferta disponível a partir da próxima semana "responde às necessidades de mobilidade local e favorece-se a promoção turística da região".
A reabertura do serviço surge depois de se terem gerado receios de que este troço não reabriria mais e o restante estava também condenado ao encerramento.
A barragem projectada para a foz do rio Tua veio alimentar o fantasma do encerramento, já que, segundo os estudos prévios, independentemente da cota que vier a ser adoptada, os últimos quilómetros da linha ficarão submersos, cortando a ligação ao Douro e ao Litoral.
Para já, os responsáveis entendem que "a barragem é uma questão para tratar a montante".
Lusa/Rádio Ansiães
1 comentário:
O Movimento Civico pela Linha do Tua agradece ao Pensar Carrazeda a divulgação que tem sido dada ao Movimento mas sobretudo à Linha do Tua e a todos os que têm colaborado no sentido de promover o debate para o cabal
esclarecimento das pessoas
obrigado
Ps. Conheça a Linha do Tua
Viaje na linha do Tua
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