terça-feira, 31 de julho de 2007

Despesa no tratamento de lixo continua a subir

A despesa com a gestão de resíduos sólidos urbanos nos municípios da NUT III Douro (Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Foz Côa e Vila Real), aumentou 19 por cento de 2002 a 2005. (...)
No entanto Carlos Afonso considera que o aumento do tarifário deverá ser sempre um último recurso, tendo em conta que o serviço é de utilidade pública. Brigantia

2 comentários:

AJS disse...

Visitei recentemente o Luxemburgo, um dos países mais ricos da Europa. No entanto, durante o pouco tempo que lá estive, entre muitas coisas, soube também que o lixo lá, no tal país de ricos, só é recolhido uma vez por semana, exactamente à Sexta feira. Nós por cá... que somos pobres... recolhemo-lo todos os dias! Mas há quem diga que lá é que é bom ! Enfim, tal como já disse aqui algumas vezes, não reconhecemos o bem que temos !

Anónimo disse...

Quando se compara deve dizer-se tudo.
No Luxemburgo cada casa aluga uma bombona para meter o lixo semanal. O preço do aluguer varia com a capacidade da mesma pelo que quanto mais lixo fizer e menos enviar para a reciclagem mais paga.
Da forma como AJS diz pode ficar a impressão que o lixo se vai amontoando durante a semana o que não acontece.
A ideia é obrigar a fazer cada vez menos lixo e enveredar pela separação dos materiais para a reciclagem. Por cá é certo que temos recolhas diárias mas não há qualquer penalização para quem produz mais lixo nem incentivos para quemo separa.
Campanhas de sensibilização ajudam mas não chegam.
É um bom tema que envolve muitas outras coisas entre elas a mais importante - reciclagem = melhor laneta - melhor qualidade de vida.