sexta-feira, 9 de maio de 2008

Vila Flor - Tromba d'água e granizo destrói hortas na Vilariça

Durante mais de duas horas choveu torrencialmente e caiu algum granizo naquela zona do vale da Vilariça. Vinhas e hortas ficaram completamente alagadas. Os agricultores temem perder as colheitas que lhe garantem sustento.(...)
Nos últimos anos os agricultores de Trás-os-Montes e Alto Douro têm sido severamente castigados por trombas de água e granizo. Os meses de Maio e Junho adivinham trovoadas, cada vez mais violentas e desastrosas.
O ano passado, em Junho, algumas zonas de Vila Flor tiveram também a sua dose de prejuízo. Uma trovoada acompanhada de um quarto de hora de granizo destruiu colheitas completas de cereja e abalou seriamente outras culturas, como a vinha.
A vinha foi, de resto, a grande vítima da tromba de granizo que em meados de Junho de 2006 se abateu sobre zonas de Alijó, São João da Pesqueira e Sabrosa. Muitos viticultores perderam metade das colheitas de vinho desse ano.
Pior cenário registou-se em Junho de 2004, no concelho de Murça, freguesias de Candedo e Porrais, onde os agricultores perderam quase tudo. Não obstante depois terem recebido uma compensação financeira do governo para minimizar os prejuízos.
Eduardo Pinto/JN/Rádio Ansiães
Foto: Eduardo Pinto

Sem comentários: