sexta-feira, 23 de maio de 2008

Movimento Cívico pela Linha do Tua - Comunicado

O MCLT vem por este meio demonstrar, mais que a sua incredulidade, o seu firme BASTA ao ambiente instalado de total falta de respeito pelos utentes da Linha do Tua e pelo povo trasmontano.

A reabertura da Linha do Tua foi adiada para dia 2 de Junho, quando fora estabelecida há uma semana a data de hoje, dia 22 de Maio, para o efeito. A decisão foi remetida com displicência pelo IMTT através de fax para a administração do Metro de Mirandela, sem qualquer justificação anexa, ontem. Para todos os efeitos, a linha continua encerrada porque sim, e ao Metro de Mirandela e utentes da Linha do Tua remete-se o silêncio e a confusão que têm sido apanágio desde o acidente de Fevereiro de 2007.

Para o MCLT está mais que demonstrada a total falta de boa vontade e ética profissional tanto por parte do IMTT como por parte da EDP, LNEC e Governo, entidades com responsabilidades na manutenção da Linha do Tua. Depois do incidente de 10 de Abril com uma dresin, após o qual a demora contínua do relatório de segurança da via, da responsabilidade do LNEC, levou a que a Linha do Tua perdesse um fim-de-semana prolongado de turistas, qual a justificação para que em novo fim-de-semana prolongado em que a linha deveria estar aberta, e com mais um mês para o relatório de segurança estar concluído, a data seja abruptamente atrasada por duas semanas? Isto quando para ambos os casos havia viagens charter programadas com centenas de pessoas, que assim não serão realizadas.

A justificação está patente no fax do IMTT: nenhuma. Todas as revelias cometidas contra a Linha do Tua desde há 15 meses não têm qualquer justificação, além da de prejudicar intencionalmente esta via-férrea e a região por si servida, fosse por acção deliberada ou por pura estultícia e negligência.

Mais do que recordar cada episódio de grotescas acções cujo propósito tem sido desacreditar e ferir a Linha do Tua, mais que enaltecer mais uma vez uma obra de engenharia e de memória viva que apenas pelo passa-palavra atrai milhares de turistas de todo o mundo, o MCLT quer expressar aqui o seu total apoio ao Metro de Mirandela para, de uma vez por todas, obrigar estas entidades a assumirem as suas responsabilidades, que têm sido deturpadas de forma escandalosa, e que a Linha do Tua e a região de Trás-os-Montes sejam tratados com todo o respeito a que têm direito.

Movimento Cívico pela Linha do Tua, 22 de Maio de 2008

1 comentário:

mario carvalho disse...

Segundo informações fidedignas

amanhã o metro vai fazer a viagem normal Mirandela Tua ... Tua Mirandela


Ainda há quem não se habitue ao cheiro e reaja em força