quinta-feira, 8 de maio de 2008

Portugal é pouco democrático

Uma organização não governamental britânica, a Demos, divulgou recentemente um estudo efectuado em vários países democráticos, cuja finalidade foi a de se constatar se as ideias democráticas são colocadas em prática.
Esta espécie de “qualidade” democrática foi efectuada em vinte e cinco países da União Europeia designado "Everyday democracy index", e foi a avaliação mais complexa efectuada até hoje em avaliações deste género, sendo avaliado, por exemplo, o empenho popular na solução democrática dos seus problemas e a qualidade da democracia dentro das relações familiares.
No último Democracy Índex mundial divulgado pela revista britânica The Economist, e relativo a 2007, Portugal aparecia classificado em 19.º lugar, em todo o mundo, e em 12.º lugar entre os vinte e sete países da União Europeia.
No estudo divulgado agora, Portugal está em 21.º lugar, ficando apenas à frente da Lituânia, da Polónia, da Roménia e da Bulgária.
Segundo o gráfico publicado neste estudo, do ponto de vista da democracia formal, Portugal fica em 14.º lugar, acima de países como a Espanha ou a Grécia ou a Itália, mas o que faz descer a democracia portuguesa os critérios, nomeadamente a participação, ou seja neste ponto Portugal desce para 19.º lugar, podendo-se concluir que as instituições políticas formais estão pouco cercadas de associações cívicas que as escrutinem.


Somando todos os critérios e avaliações, Portugal ficou em 21.º lugar entre os 25 países analisados, e a Demos concluiu o que já se adivinhava: não existem dúvidas de que há um claro padrão geográfico na qualidade das democracias, sendo os países nórdicos os melhores.
Consoante se vai descendo no mapa europeu, as democracias vão-se tornando mais débeis, e os países protestantes são mais abertos que os católicos. Neste estudo, também se verificou que existe uma relação directa entre a qualidade formal da democracia e a qualidade da democracia no dia a dia, ou seja, a democracia que se exerce numa assembleia de voto é proporcional à que se põe em prática na reunião familiar onde se decidem por exemplo as férias do Verão.
Verificou-se que a qualidade da democracia portuguesa ainda está longe de se comparar às melhores democracias europeias, e neste estudo Portugal, encontra-se muito abaixo da média, situando-se ao nível de países como a Lituânia e a Letónia, e apenas acima da Polónia e da Bulgária. Notícias do Nordeste

2 comentários:

Unknown disse...

Realmente é necessário que a participação das associações e instituições criadas e a criar tenham um papel cada vez mais activo na vida concelhia.Há mesmo muita coisa que pode cada vez mais ser resolvido a nível local.
A actuação no dia a dia, nos problemas concretos,deve ser cada dia maior por parte da Igreja(Caritas,Misericórdia,associações católicas em geral),das associações de pais,de professores,dos escuteiros,dos cidadãos de boa vontade,dos comerciantes,dos agricultores,dos mais intelectuais, dos menos intelectuais, dos desportistas,dos mais jovens,dos menos jovens,de toda a gente porque todos somos cidadãos responsáveis.
JLM

Unknown disse...

Tirem o "m" ao "tenham".
JLM