quinta-feira, 8 de maio de 2008

Douro destino de turismo de excelência

A Estrutura de Missão do Douro assina hoje com entidades nacionais e estrangeiras um acordo de cooperação com vista a tornar o Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial, um destino turístico de excelência a nível mundial.
O protocolo vai conter as assinaturas de responsáveis da Missão do Douro, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, da Associação para o Desenvolvimento do Turismo na Região Norte (ADETURN) e do Centro de Excelência para Destinos Turísticos da Organização Mundial de Turismo.
Durante esta semana decorreram em Lamego várias sessões de trabalho, à semelhança do que já havia ocorrido em Janeiro. "No fundo estamos a fazer um diagnóstico da região", explica o chefe de projecto da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães. E nota que o objectivo é "saber como se pode transformar o Douro num destino de excelência mundial".
Neste diagnóstico têm vindo a ser pesadas as principais características de uma região vitivinícola, que detém desde Dezembro de 2001 o galardão de Património da Humanidade atribuído pela UNESCO. Num prato da balança surgem indicadores em que a região já consegue responder, há outros, como a capacidade de alojamento e a acessibilidade, em que tal não acontece. "É no sentido de os identificar que aponta o trabalho que desenvolvemos com o Centro de Excelência", adianta Ricardo Magalhães.
Este responsável acredita que a possibilidade de o Douro se tornar um destino turístico de excelência a nível mundial é uma nova, uma segunda, "janela de oportunidade", que surge depois de uma outra, o estatuto de património mundial, "do qual não se tirou o devido partido". Ricardo Magalhães espera, no entanto, que todos tenham "aprendido a lição para não se cometerem os mesmo erros".
Esta oportunidade vem de encontro ao previsto no Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro apresentado em 2004 pelo governo de Durão Barroso, e, entretanto, alterado e actualizado, pela Estrutura de Missão do Douro. "O Douro precisa de promoção internacional. O que nós estamos a fazer com a Organização Mundial de Turismo vai nesse sentido", conclui.
Eduardo Pinto, JN
Foto: Ansiães Aventura

Sem comentários: