terça-feira, 20 de maio de 2008

Daqui e dali... Roberto Moreno Tamurejo

Feira das Expressões

Quando falo da língua portuguesa com os meus amigos, acham piada quando uso expressões portuguesas, com idêntico significado em espanhol, mas com distinto significante, por isso, agora que ando com falta de concentração para estudar, vou escrever um texto com expressões espanholas, mas traduzidas literalmente ao português.

Vou “plantar um pinheiro”, disse o meu amigo com “o sorriso de orelha a orelha”, eu também sorri e pensei nos milhares de “faxes que se enviam” diariamente... Se os senhores leitores não perceberam, ele foi à casa de banho, onde também podemos “mudar a água ao canário”. Enfim, necessidades e metáforas da vida...

Aquele dia esteve muito calor, foi a quinta feira, dia da mãe. O plano foi o seguinte: Visitar a Feira Nacional do Queijo de Trujillo, quer dizer, experimentar todo tipo de queijos e de vinhos. Conhecem Trujillo? É uma cidade conhecida pela estátua de Pizarro (um conquistador espanhol) na praça e também por um restaurante, onde, pelos vistos, se come “de luxo”. Foi pena não experimentar um prato, “coisas da vida” e do queijo.

Em vez de Feira Nacional, devia chamar-se Feira Peninsular, pois lá estavam os nossos irmãos portugueses a vender queijo do Fundão. Não pude resistir-me a manter uma conversa com eles e, “de passo”, petiscar um picante... três dias depois, houve quem me dissesse que ainda tinha o sabor do queijo português na boca...

Definitivamente, a primavera é a estação das Feiras, por exemplo, este fim de semana é a feira do presunto em Jerez de los Caballeros, para quem não o saiba, o nosso presunto está para se “chupar os dedos”, ou seja, delicioso. Também me “disse um passarinho” que a Mostra de Sabores de Carrazeda já teve lugar e foi todo um sucesso, parabéns para os organizadores! Eu participei na passada edição e diverti-me imenso, até fui responsável por uma das barracas!
Desfrutem da companhia da prima Feira!

Roberto Moreno Tamurejo

2 comentários:

Anónimo disse...

Estoy echo polvo!

Roberto Moreno Tamurejo disse...

Caros amigos, se conhecem mais expressões espanholas ou portuguesas para o enriquecimento ibérico deste blog, sempre podem participar!

Abraço, Roberto