segunda-feira, 12 de maio de 2008

7,7 milhões para rede de banda larga

Já foi adjudicada a construção e concepção da rede comunitária de banda larga da Terra Quente Transmontana. Um investimento de 7, 7 milhões de euros que vai permitir a cerca de 90 mil pessoas da região terem acesso à Internet e a serviços avançados de banda larga.
Já foi assinado o contrato de execução da infra-estrutura. A obra física começa ainda este mês prevendo-se a sua conclusão para Janeiro do próximo ano.
É o resultado de uma candidatura apresentada pela Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana (AMTQT), em 2006, à sociedade portuguesa do conhecimento, tendo sido um das quatro aprovadas em todo o país.
Ao concurso público foram apresentadas quatro propostas de outros tantos consórcios. O conselho executivo da AMTQT escolheu o consórcio de quatro empresas PT Prime, Cabelte; Ensulmeci e Nextiraone.
Trata-se de uma infra-estrutura de comunicações constituída por uma rede que é estruturada em torno da ligação em determinado número de pontos-chave, que está aberta a todos os agentes de mercado interessados na sua utilização. Esta rede é composta por um anel central, que liga todas as sedes de concelho dos cinco municípios da Terra Quente (Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães) e ainda ao Instituto Politécnico de Bragança, com uma velocidade de 10 GBps. JN

Sem comentários: