sábado, 17 de maio de 2008

Linha do Tua reabre quinta

O Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) já informou a administração do Metro de Mirandela que, a partir da próxima quinta-feira, vai reabrir a linha do Tua, em toda a sua extensão. Recorde-se que o troço entre Brunheda e o Tua foi fechado à circulação, no dia 10 de Abril, devido ao descarrilamento de uma Dresin provocado por uma queda de pedras na linha.
Na instrução complementar também indica que a circulação entre o Tua e o apeadeiro da Ribeirinha, deixa de vigorar o sistema de marcha à vista, que estava em vigor desde 28 de Janeiro, altura em que foi retomada a circulação na linha férrea, cerca de um ano depois do acidente que causou a morte a três pessoas.
O IMTT define que passa a vigorar a tabela de velocidade máxima durante o período nocturno, salvaguardando que, em condições de visibilidade reduzida deverá fazer-se a marcha à vista.
Para o presidente do Metro de Mirandela, José Silvano, esta nova instrução complementar "deixa entender que o Laboratório Nacional de Engenharia já deverá ter entregue à REFER o relatório de segurança da linha com indicações positivas".
Recorde-se que o IMTT aceitou prorrogar, no final de Março, a licença provisória de circulação na linha do Tua, a pedido da CP e da Câmara de Mirandela - accionistas do Metro - e desta forma permitir a vigência da marcha à vista no troço entre Brunheda e o Tua. José Silvano revela ainda que já está informatizada a linha até Vilarinho das Azenhas e está convicto que vai chegar até Mirandela a curto prazo. "Um investimento importante porque permite saber à distância o local onde vai a composição do Metro e que obstáculos é que podem estar na linha". A REFER e o Metro já decidiram fazer os testes desta informatização, no início da próxima semana, dois dias antes da reabertura da linha. JN

Sem comentários: