quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Daqui e dali... Tiago Verde

ESTRADAS NACIONAIS: UMA VERGONHA!

Conta-se que, noutros tempos, a título de graçola, certos médicos diziam aos seus pacientes que só os poderiam curar das suas maleitas com grande quantidade de “suor de cantoneiro”, querendo com isto significar que, como não haveria suor de cantoneiro em abundância, era assunto encerrado, ou seja que a doença era incurável.

Esta irónica alegoria, para além de muito injusta, tentava desacreditar o trabalho árduo dos cantoneiros cuja obra meritória testemunhávamos no nosso dia-a-dia. Bermas sempre limpas e tratadas, valetas desobstruídas, sinais de trânsito e marcos pintados, buracos tapados, animais atropelados e lixo retirados, etc.
Enfim, víamos e admirávamos o trabalho de conservação das nossas estradas que eram o espelho do respeito, dedicação e interesse dos intervenientes pelas obras públicas, realizadas com os impostos dos cidadãos contribuintes.

E que vemos hoje?
Bermas com erva e silvas a invadirem a faixa de rodagem, sinalização vertical completamente tapada pela vegetação ou destruída, valetas sujas e abandonadas, railes de protecção encobertos, enfim um completo abandono, que a Direcção Distrital de Estradas, nos presenteia. Uma vergonha para quem cá vive e para quem nos visita.
Para ter uma noção exacta deste reparo, convido os estimados leitores a fazerem o percurso na EN 214, entre Carrazeda a Parambos, para atestar a veracidade do mesmo.

Cabe aqui referir e fazer justiça que a rede de estradas do Concelho, da responsabilidade da Autarquia de Carrazeda de Ansiães, se encontra maioritariamente limpa e cuidada.
Não poderia a nossa Autarquia “fazer pressão”, junto da Entidade Responsável pela gestão das Estradas Nacionais, para a inversão da situação?
Sabemos de antemão qual será a justificação: cortes orçamentais….mas há de insistir, insistir sempre, pois quem cala consente.

Tiago Verde

1 comentário:

Anónimo disse...

A passividade da autarquia de Carrazeda de Ansiães já se tornou uma característica: passividade perante o fecho das urgências, passividade perante o fecho dos serviços do MAP, passividade perante o encerramento de escolas, passividade perante o fecho do tribunal, passividade perante o fecho da maternidade de Mirandela, passividade perante a não construção de vias de comunicação dignas, passividade de política cultural e desportiva... Muito desleixo e abandono reina no nosso concelho!