quinta-feira, 10 de abril de 2008

Museu vai ter 11 núcleos na região

O Museu do Douro tem já programados 11 núcleos que serão implantados em toda a região demarcada, num projecto que vai ser alvo de uma primeira candidatura global à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), com vista à elaboração de um estudo de concepção, no valor de 300 mil euros, que se espera venha a ser financiado pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
Segundo Maia Pinto, director do Museu, "os núcleos já previstos são 11. A saber Pão e Vinho (Favaios, Alijó), Amêndoa (Vila Nova de Foz Côa), Arrais e Cereja (Resende), Vinho (S. João da Pesqueira), Seda (Freixo de Espada à Cinta), Sumagre - planta utilizada para o curtimento de peles - (Muxagata, Vila Nova de Foz Côa), Barqueiros (Barqueiros, Mesão Frio), Imaginário (Tabuaço), Gastronomia (Lamego), chegada do caminho de ferro (Barca d' Alva, Figueira de Castelo Rodrigo) e Estação Eléctrica do Biel (Vila Real).
"Aquele responsável acrescentou que "estes núcleos terão uma programação integrada de forma a potenciar iniciativas dispersas, dando corpo à ideia de Museu do Território".
Recorde-se que a sede do Museu do Douro, na antiga Casa da Companhia, em Peso da Régua, está em fase de construção, num investimento global de 7,5 milhões de euros (2,5 milhões para equipamentos), devendo ser inaugurada em 14 de Dezembro. JN

5 comentários:

Anónimo disse...

No principio de março houve uma reuniao entre o director do museu do douro e o presidente da camara de carrazeda para que um dos polos do museu ficasse em carrazeda. Não ficou! Porque terá sido?

Anónimo disse...

Aqui tendes mais um exemplo gritante da incompetência e do desprezo que o vosso presidente Ingénuo mostra à saciedade. Então Carrazeda não tem potencialidades excelentes para figurar num programa tão importante como este? Então o vinho? E a maçã? E o azeite? E a amêndoa? Só um cego é que não vê a vossa triste relidade.

Anónimo disse...

O exemplo:
Deu-me o coração um boque
acerca de uma discussão
uns dizem que o Concelho está a saque outros que está em leilão.

Anónimo disse...

Mais uma vez:
- Onde fica Carrazeda de Ansiães?
Porque tudo passa ao lado?
Será que o nosso Primeiro se demitiu mesmo das suas funções? ou nada tem interesse suficiente para ser feito nesta especial localidade?
Será por estar constantemente ausente?
Estar-se-á a borrifar para nós?
Não seriam horas de dar o lugar a quem sem grande esforço faria melhor?

Porque não se demite?
Já está reformado, nada lhe apetece, não deixa quem o substitua, não adere a nada.

Amanhã haveria uma reunião em Carrazeda com as autarquias vizinhas sobre o tema “Barragem do Tua” se não fosse adiada por causa de sua excelência, isso admite-se?
Qual o justificativo? Tem frequência a alguma disciplina?
Porque não fica de vez por Lisboa?
De certeza que teria alguns que lhe iriam implorar para não sair, mas repare bem são só os seu informadores e desenformadores na tentativa de conservar o tacho.
Não tenha problemas haverá alternativa.

Anónimo disse...

Claro que existem sempre alternativas, mas
o problema é não dar espaço essa possibilidade, para que (essa malvada alternativa)não venha a originar o chamado "TRINTA UM" da inevitável SINDICÂNCIA ao Município.
É aí que reside o verdadeiro PROBLEMA!
Ai não sabiam disso!?
Imaginem!