quinta-feira, 3 de abril de 2008

Centros de saúde fechados à noite

A distrital de Bragança do PSD denunciou, ontem, que a partir de Junho os centros de saúde do distrito estarão encerrados à noite, não prestando quaisquer serviços às populações, nos dias úteis entre as 20.00h e as 8.00h, não estando ainda definido se encerram completamente nos sábados, domingos e feriados.
"O Governo dá agora uma machadada final nos justos direitos das populações ao acesso a cuidados de saúde", revelam através de um comunicado.Os meios alternativos que seriam criados no distrito para colmatar o encerramento dos SAP entre as 22.00h e as 8.00h em oito centros de saúde, nomeadamente um helicóptero e duas ambulâncias de Suporte Imediato de Vida ainda não estão na região, e o presidente da distrital, Adão Silva, diz que "nem se sabe quando estarão".
A instalação daqueles meios foi determinada aquando da assinatura dos protocolos entre o Ministério da Saúde e as autarquias do distrito de Bragança, há cerca de um ano.Em causa está o decreto-lei 28/2008 que regulamenta a criação dos Agrupamentos de Centros de Saúde que também será aplicado na região, garantem os líderes da Distrital do PSD de Bragança.
"Ficam a saber as populações que, se até aqui, sempre contaram com as portas abertas dos centros de saúde, para as atender em qualquer hora do dia ou da noite, tal deixará de acontecer", divulga o PSD.Sub-região nega.
A coordenadora da Sub-região de Saúde de Bragança, Berta Nunes, nega a informação e garante que se trata de "uma interpretada errada da lei", e assegura que o decreto-lei em causa não tem nada a ver com a urgência pré-hospitalar e com os protocolos relacionados com os SAP. JN

Sem comentários: