quarta-feira, 9 de abril de 2008

Escolas de Carrazeda representam distrito no Parlamento Jovem

Os alunos das Escolas EB 2/3 e Secundária e Profissional de Carrazeda de Ansiães vão representar o distrito de Bragança na final do Parlamento Jovem, que se realiza no próximo dia 28 de Abril.
Trata-se de uma iniciativa promovida pelo IPJ – Instituto Português da Juventude.
"União Europeia: participação, desafios e oportunidades" é o tema deste ano e na sessão distrital que se realizou ontem participaram nove escolas do distrito.
Alexandre Quinteiro, da Secundária, vai representar o distrito de Bragança pela segunda vez, no Parlamento Jovem, na Assembleia da República, e pretende "colmatar algumas lacunas da participação do ano passado". Quinteiro diz que no próximo dia 28 vai tentar apresentar "o maior número de medidas" tomadas na assembleia distrital.
Adérito Marcelino, da Escola Profissional de Ansiães, notou que a vitória é de toda a escola e não apenas pessoal. Agora quer ajudar a "defender a região de Bragança".
A medida que vai ser levada à Assembleia da República pelos estudantes de Bragança foi proposta pela Escola Secundária de Vinhais. Carlos Afonso, representante da instituição de ensino, explica que incluíram nas suas preocupações problemas relacionados com "educação, saúde e meio ambiente".
No parlamento vão estar três deputados e mais dois suplentes de cada distrito.
Segundo Vítor Prada Pereira, delegado regional do IPJ de Bragança, é uma oportunidade única dos alunos assumirem a posição de deputados na Assembleia da República.
A Escola Secundária de Vinhais foi ainda seleccionada para representar o distrito de Bragança numa competição a realizar em Lisboa, com outras instituições de ensino, em que o prémio é uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
CIR/Eduardo Pinto/Rádio Ansiães

Sem comentários: