quinta-feira, 3 de abril de 2008

Auto-estrada do Marão será adjudicada ainda este mês

O Governo já escolheu o consórcio ao qual vai entregar a concepção, construção e exploração dos 30 quilómetros da auto-estrada do Marão, entre Amarante e Vila Real, incluindo um túnel de 6,7 quilómetros, que será o maior do país, num investimento total que ascende a 375 milhões de euros, e com lugar a pagamento de portagens. JN

4 comentários:

Anónimo disse...

nosso espelho…

Lanterna de esperança…



Os factos…

É impressionante como nada, ou quase nada muda. Por isso continuamos, cada vez mais, na cauda.

Um povo resignado, humilde e sonâmbulo, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de prepotência, um povo em catalepsia final, não se lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo, enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda no íntimo da sua consciência uma lanterna de esperança, reflexo de astros brilhantes que ande surgir no futuro próximo.

A burguesia instalada, cívica e politicamente até à medula, não descrimina já o bem do mal, sem palavras, sem carácter, descambam na vida pública em sevandijas, capazes de tudo, e a nossa gente vai sofrendo.

Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este criado dos compadres; e este, finalmente, tornado absoluto pela abdicação unânime de todo o seu carácter.

Amigos e compadres sem ideias, sem planos, sem convicções, incapazes, vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao outro como duas metades do mesmo zero, que se partiram e voltaram a unir, apesar disso, pela razão lógica dos actos praticados, comem na mesma tigela.

A lanterna…

Um dia, na nossa praça principal, eis que surge um corajoso, “ESPERANÇA”, andava de lanterna acesa, em pleno dia. Os transeuntes abanavam a cabeça, pensando que enlouquecera. Alguns mais afoitos perguntaram-lhe o que fazia àquela hora do dia com a lanterna acesa. “ESPERANÇA” respondeu-lhes que andava à procura de homens de palavra, que honrassem o prometido.

A nossa terra perdera tantos valores que “ESPERANÇA” tinha dificuldades em encontrar um Homem no sentido verdadeiro da palavra.

O gesto foi repetido, nas várias praças da nossa querida terra, mas “ESPERANÇA” não conseguia encontrar o homem perfeito para agarrar o tempo perdido.

No entanto, o Povo num acto de coragem grita:

Coerência,
Responsabilidade,
Carácter.

“ESPERANÇA” ficou confusa sem saber o que fazer, pois as traquinices eram tantas, que se perguntou a si mesma, e agora, onde encontrar este homem?

A coerência implica uma maneira de estar na vida de acordo com o que se pensa. E não ser como os cata-ventos das torres das igrejas que mudam de posição conforme sopram os ventos. Mas quantos encontramos por aí que, conforme os seus objectivos, alteram os seus pontos de vista de manhã para a tarde, primeiro os seus interesses, depois o Povo.

A responsabilidade leva a assumir em consciência os compromissos. E a cumpri-los inteiramente. E a não brincar com coisas sérias. Veja-se os irresponsáveis que se passeiam à nossa volta não assumindo a sua palavra. E a quem nada se pode confiar.

Ter carácter íntegro é ser o que se é na aplicação das suas convicções. Sem malabarismos nem manipulações. Nem segundas intenções. Com rectidão e consciência limpa. Não se pode viver em sociedade sem nos relacionarmos com os outros na verdade. Ter duas caras envenena qualquer relação humana. E gera o ódio e o rancor. “ Ser ou não ser”, eis a questão. Tanta mentira que pula por aí vestida de simpatia. E tantos punhais apontados nas costas com ar das maiores juras de amizade pela frente.

Porém, para “ESPERANÇA” é tempo de continuar em frente, enfrentar o medo com que temos de viver, aprender a lidar com a adversidade e construir uma terra cheia de sonhos. Coragem!

LANTERNA DE ESPERANÇA não é um filme de ficção, mas uma maneira de traduzir a realidade que nos rodeia.

Júlio César

Anónimo disse...

Tantas noticias sobre autoestrada A4, tunel do Marão,etc,etc,ou seja rodovias,algumas delas de decisão bem recente(tunel do marão) e já há decisões para adjudicar as obras.Muito bem!
E então o IC5 para quando?Ou será porque serve concelhos ditos de,menor importância,para os politicos regionais e nacionais,não há pressa.Outrossim,se interessar a Mirandela,Bragança ou Vila Real,sim aí há pressa.
Deixem-se andar,que depois vêm de carrinho,em 2oo9 nem sequer lá ponho os pés a votar.Depois, como contamos alguns votos,aí sim também já somos gente.Rui Guerra

Anónimo disse...

É assim mesmo Rui Guerra.
Demos-lhe com a "ripa" em Outubro do ano que vem...mas não esqueçamos a mesma "ripa" para os autarcas municipais...

Anónimo disse...

Ó camarada Rui Guerra, até parece que não és socialista! Ou também já mudaste? Se assim for, lamento, mas estás a andar para trás. E eu sei que tu não és desses...