quarta-feira, 30 de abril de 2008

D. Duarte defende comboio

Dezasseis anos depois do encerramento da linha de Bragança e numa altura em que a própria ligação da Lina do Tua a Mirandela está em risco, D. Duarte Pio, que seria Duque de Bragança e Rei de Portugal se o país não fosse uma República, veio ao Nordeste Transmontano defender a via de ligação a Espanha. “A nossa ideia é que a ligação devia ser estendida até Bragança e Espanha”, disse D. Duarte e acrescentou que, actualmente, a melhor solução para os transportes, do ponto de vista económico, energético e turístico é o caminho-de-ferro. No entanto, as linhas têm que ter qualidade, de modo a poderem competir com os transportes rodoviários e aéreos, defendeu. D. Duarte esteve em Bragança, no dia 25 de Abril, e em Mirandela, no dia 26, para reunir com os presidentes de Câmara destes dois municípios. Veio acompanhado pelos responsáveis do Instituto de Democracia Portuguesa, que se propõem elaborar um estudo acerca do futuro dos transportes nesta região. Mensageiro Notícias
Colaboração: Mário Carvalho

2 comentários:

Unknown disse...

Continuo a pensar que a linha do Tua,a persistir,só terá sentido, e talvez viabilidade, se continuar a existir apenas até Mirandela,porque é até aí que a linha é mais espectacular e mais susceptível de aproveitamento turístico.
A linha como meio de transporte só terá viabilidade se houver grandes alterações nos meios de transporte,designadamente a nível de energia necessária para mover automóveis: se os automóveis tiverem de parar,então sim o comboio em toda a linha do Tua poderá vir a impôr-se.
De contrário, quem vai dar uma volta tão grande e morosa para chegar ao Porto?
Nós vemos que até o automóvel já está a ser substituido pelo avião.
JLM

mch disse...

FAzendo pesquisa sobre linha de Tua encontrei o seu informativo blog.
Já agora veja o que sobre o assunto escrevemos em
http://idp.somosportugueses.com/
Obrigado!