quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Máquinas substituem o homem na vindima

Na Região Demarcada do Douro as máquinas estão a substituir, aos poucos, o trabalho do homem, trocando o corte das uvas pelas mãos humanas por uma gigantesca máquina de vindimar que faz o trabalho de 70 vindimadores. A Barrere é uma máquina de grandes dimensões, alugada pela Real Companhia Velha (RCV) a uma empresa francesa, que pelo segundo ano consecutivo está a vindimar na Quinta Casal da Granja, no planalto de Alijó, mesmo no coração da região duriense. JN

4 comentários:

Anónimo disse...

E ainda dizem que a agricultura pode gerar muitos empregos!

Anónimo disse...

Caro jlm:
É claro que a agricultura pode, podia gerar empregos.
O grande problema é que há muita gente com muita pouca vontade de trabalhar.
Repare:
Existem, já existem empresas cuja oferta é só mão de obra e todos os seus trabalhadores são de paises de leste e que não têm mãos a medir.
Afinal onde está o problema ?

Velho agricultor

Anónimo disse...

Só que me parece que tenderemos para uma agricultura cada vez mais moderna e,portanto,mecanizada. E não vejo como à base da agricultura se possa manter a população actual, quanto mais aumentá-la, que era o que nós precisávamos. Não se esqueça que há muita gente idosa, que deveria ser substituida por gente nova e esta já não quer levar a vida que os antigos levaram.

putocharila disse...

Sou a caseira da Quinta da Granja, aonde foram tiradas estas fotos da máquina de vindimar e posso-vos dizer que foi a melhor coisa que nos podia acontecer. Todos os anos era um problema para conseguir trabalhadores para a altura da vindima. Agora esses problemas acabaram e ainda bem. É um serviço mais limpo e mais rápido. Não podemos ficar na retaguarda dos outros paises, a nossa obrigação é tentar evoluir para os podermos acompanhar e mudar a maneira de pensar e agir dos nossos agricultores. As novas tecnologias são o braço direito de todos os agricultores. É na mudança que está a diferença.