terça-feira, 30 de outubro de 2007

Emigrantes de Carrazeda com mais apoio

Carrazeda de Ansiães tem, desde ontem, um Gabinete de Apoio ao Emigrante a funcionar de forma oficial. O secretário de estado das Comunidades Portuguesas assinou com a autarquia o protocolo de criação de um serviço que pretende facilitar a vida aos emigrantes.
O governante sublinha a utilidade do gabinete para quem regressa definitivamente à terra de origem, de forma a que possa ter uma perfeita reintegração “garantindo os seus direitos no estrangeiro e dando-lhes informações relativas a formas de investimento para que possam sentir-se úteis” refere António Braga.
Estes gabinetes não são úteis apenas aos emigrantes que regressam à terra, mas também para quem continua a ir procurar melhor vida noutros países, evitando “que possam ser enganados em contratos fraudulentos” exemplifica o secretário de estado.
Em Carrazeda de Ansiães, o Gabinete de Apoio ao Emigrante funciona no edifício da Câmara Municipal. O autarca local reconhece que o serviço pode ser importante para os emigrantes do concelho, cuja quantidade não está ainda contabilizada por causa do “êxodo clandestino que não teve qualquer contabilidade e por isso não temos elementos suficientes” afirma Eugénio de Castro.
O secretário de estado das Comunidades Portuguesas revelou ainda que já tem eco positivo do funcionamento de alguns destes gabinetes de apoio ao emigrante. Em todo o país já foram instalados, até o momento, cerca de 80 serviços como este. Brigantia

2 comentários:

Anónimo disse...

Pergunto: Esse gabinete dá também apoio aos estrageiros que, cada vez mais, trabalham no nosso país (leia-se concelho)?Ou existe outra estrutura de apoio a estas pessoas?

Anónimo disse...

acho a ideia boa.oxalá o tal gabinete consiga efectivamente ajudar os nossos conterrâneos a regressar e quem sabe talvez entusiasmarem-se com alguns projectos de investimento que produzam riqueza e emprego.São pessoas habituadas a trabalhar,e não saberão ficar paradas,pois bem aproveite-se essa energia,positivamente para o concelho e para eles,afaste-se a burocracia e acreditar que é possível.
António Armando Preocupado