segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Castelos do distrito de Bragança vão integrar a Rota Transmontana dos Castelos

Todos os castelos e fortalezas do distrito de Bragança vão integrar a Rota Transmontana dos Castelos. Um instrumento de promoção turística que está a ser dinamizado pela Associação Portuguesa Amigos dos Castelos juntamente com as autarquias. A iniciativa foi anunciada durante as comemorações em Bragança do Dia Nacional dos Castelos, no passado sábado.
O objectivo desta rota é fazer com que os turistas, ao visitar um dos monumentos, conheçam todos os castelos da região despertando-lhe o interesse em visitá-los, como explica Jorge Novo, o presidente da Junta de freguesia de Santa Maria, um dos dinamizadores na iniciativa: “Se o castelo de Outeiro estivesse em rede com os outros castelos, quem viesse a Bragança saberia que existia um castelo em outeiro, e então teriam mais um motivo para ficarem no nosso concelho e irem conhecer o castelo de Outeiro”.
O autarca fala ainda de algumas actividades que podem complementar esta rota: “Seria interessante em redor desta rota haver um curso de verão para discutir a recuperação do património existente nos castelos e nas fortalezas, seria interessante fazer cursos de aguarela para as pessoas pintarem os castelos”.
Esta rota será articulada entre câmaras municipais, juntas de freguesia, Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos que já estão a trabalhar na implementação, embora ainda não haja previsão de quando vai estar concluído o trabalho.
A distribuição de folhetos informativos em todos os castelos, a criação de um site específico para esta rota e a realização de um documentário são algumas das medidas que vão ser implementadas para aproveitar este potencial turístico da região. Brigantia

Sem comentários: