terça-feira, 30 de junho de 2009

Museu no centro histórico com fotos do Douro

A região de Trás-os-Montes vai dispor de um Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior, em Torre de Moncorvo, um projecto privado de um fotógrafo, e que é o primeiro espaço do género na região.
A memória e a história de um povo também se fazem com fotografias, esta é, pelo menos, a ideia de Arnaldo Duarte da Silva, professor e apaixonado pela fotografia, que decidiu criar um Núcleo Museológico da Fotografia do Douro Superior para que as populações daquela zona possam aceder ao vasto espólio ligado à fotografia que reuniu ao longo de várias décadas.
Do acervo fazem parte fotografias tiradas nos concelhos de Torre de Moncorvo, Freixo de Espada-à-Cinta, Mogadouro e Vila Nova de Foz Côa, e diverso material, nomeadamente, máquinas fotográficas e outro equipamento, desde 1886 até à actualidade, bem como uma colecção de filmes das décadas de 40 e 50 do século XX.
Trata-se de objectos que o mentor do núcleo reuniu ao longo da vida, sobretudo, junto de antigos fotógrafos. "Está aqui muito tempo e muito dinheiro", referiu Arnaldo Duarte da Silva.
O espaço museológico, a inaugurar no próximo dia 12, está instalado numa casa no chamado casco medieval de Torre de Moncorvo, recuperada para o efeito, após "muita insistência e quatro longos anos" para aprovação do projecto por parte do IPPAR, explicou o mecenas.
O projecto foi custeado totalmente por fundos privados, o proprietário apenas contou com a ajuda de dois mil euros das câmaras municipais de Torre de Moncorvo e de Freixo de Espada-à- Cinta para a edição de uma brochura sobre o núcleo.
Ainda assim, as entradas naquele espaço vão ser gratuitas, mas, numa primeira fase, só vai estar aberto aos fins-de-semana. "A minha ideia é que seja um espaço de partilha, um local que as pessoas possam visitar, ver e consultar", explicou Arnaldo Duarte da Silva, ao JN.
JN

12 comentários:

Anónimo disse...

ISSO COMPARADO COM O MUSEU DA CARRAZEDA NÃO È NADA.O NOSSO È MUITO MAIS IMPORTANTE SE È!...

Anónimo disse...

E então o do Vilarinho nem se compara!...

Anónimo disse...

Não é importante o de Carrazeda mas é-o o de Vilarinho!

Anónimo disse...

QUE EU SAIBA O MUSEU DO VILARINHO RUÍU E ATÈ HOJE AINDA NÃO CONSEGUIRAM APURAR RESPONSABILIDADES.
SÓ SE AVANÇAR AGORA COMO VÊM AÌ AS ELEIÇÕES!...

Anónimo disse...

Os anónimos continuam a questionar-me pela candidatura pelo Bloco de Esquerda? Que terei de responder? Apetece dizer "bardamerda"

Anónimo disse...

Só cá nos faltava a esquerda burguesa do caviar... subvencionada por um conhecido banco a mando de gente importante deste pais...
ass. marqûes do pombal

Alexandrina Areias disse...

Um espaço a visitar... muito interessante!!!

AA

Anónimo disse...

Dou por conselho a todos os que admiram antiguidades que se desloquem a CARRAZEDA para visitarem o Museu aqui existente vão ver que não se arrependerão.

Anónimo disse...

E que dizer do CENTRO CÌVICO em CARRAZEDA DE ANSIÃES è uma obra que merece ser visitada,ora experimentem e verão como saìrão de là fascinados.

Anónimo disse...

Esta gente nem tanto merece, têm as coisas e não lhe dão o respectivo valor, se têm dizem, se não têm mal dizem... Afinal o que querem? Deitem mãos à obra e ajudem que este Concelho fique tão encantador quuanto pretendem.
Têm a possibilidade de votar em alguém que nunca foi Vereador da Câmara, e que tanto tem feto na sua Freguesia, votem JOSÈ LUÍS CORREIA.
Afonso

Anónimo disse...

Faustino escolheu muito mal o 3º lugar, Arcelina Samorinha, "persona non grata" neste Concelho, se não tinha conquistado o elitorado acabou de perder muitos votos.
Alguém convicto que votaria em si, mas com esta... voto mudado.
Martins

Anónimo disse...

Eu gosto muito das antiguidades e tenho uma coleção em meu centro de urologia, e todos meu pacientes adoram.