terça-feira, 9 de junho de 2009

Pareceres desaparecem do EIA da Barragem de Foz-Tua

Não é fixação nem brincadeira. Segundo o partido “Os Verdes” terão desaparecido pareceres do processo do EIA da Barragem de Foz-Tua que eram contra a construção do empreendimento.
Os pareceres em causa terão sido dados por entidades e organismos externos na fase de consulta pública e segundo denuncia o partido ecologista não foram tidos em conta na elaboração da Declaração de impacto Ambiental (DIA) porque não faziam parte do processo.
Na verdade, os pareceres teriam que naturalmente integrar a DIA deste projecto que foi emitida no passado 11 de Maio, mas tal não aconteceu.
Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) houve um erro informático que impossibilitou a inclusão dos referidos pareces na documentação emitida. Mas “Os verdes” não se convencem com esta justificação e já consideram este acontecimento como “um novo mistério no Tua”.
Segundo Manuela Cunha, responsável do partido, o problema informático não pode ser uma justificação para o desaparecimento dos pareceres de organizações e das entidades que os produziram. O mistério reside numa evidência: todos os pareceres eram contra a construção do empreendimento. Manuela Cunha disse que o que se está a passar à volta deste processo se traduz numa autêntica “anomalia”.
Agora o partido ecologista “Os Verdes” diz que não se vai ficar por aqui, e já prometeu vai pedir esclarecimentos do sucedido junto do Ministério do Ambiente. NN

Sem comentários: