quinta-feira, 25 de junho de 2009

Oliveiras secam em Trás-os-Montes por causas ainda desconhecidas

Milhares de oliveiras estão a morrer em Trás-os-Montes por causas ainda não completamente esclarecidas que organizações do sector atribuem a efeitos das geadas, mas há também quem fale em doença ou num vírus.
A Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro decidiu tomar a iniciativa e, segundo disse à Lusa o presidente António Branco, já solicitou a especialistas académicos colaboração para estudar o caso.
No âmbito das parecerias entre a associação e a Escola Superior Agrária de Bragança do Instituto Politécnico e a Universidade de Trás-os-Montes, técnicos das duas instituições estão a avaliar a situação na tentativa de descobrirem a causa da mortandade.
António Branco realça que "não é uma verdade absoluta", mas a convicção no sector é de que o que está a afectar as oliveiras são ainda efeitos das geadas de Novembro de 2007.
(...) RA

1 comentário:

Anónimo disse...

E não pensam indemnizar os agricultores a quem isso aconteceu?
Eles vão ficar sem esse rendimento durante alguns anos,pois proceder à renovação do olival e depois esperar que o novo plantio venha a produzir vai demorar alguns anos.Senhores agricultores nâo fiquem parados,manifestem-se e exijam ajudas.Estamos em TRáS-OS-MONTES,MAS SOMOS PORTUGUESES.